Nacional Titulo
Papa nomeia novo arcebispo de Salvador
Por Do Diário do Grande ABC
13/01/1999 | 10:05
Compartilhar notícia


Geraldo Majella Agnelo, 65 anos, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil. A nomeaçao já era esperada. Mineiro de Juiz de Fora, Dom Geraldo Majella, ex-arcebispo de Londrina (PR), foi nos últimos anos secretário da Congregaçao do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, em Roma. Ele assumirá o posto dia 11 março.

Como Salvador é considerada sede cardinalícia, o primaz deverá ser elevado a cardeal. Dom Geraldo Majella sucede a Dom Lucas Moreira Neves, que no ano passado deixou a Bahia para assumir o cargo de prefeito da Congregaçao dos Bispos, no Vaticano.

O papa nomeou também o novo arcebispo de Fortaleza (CE), vaga desde maio do ano passado, quando seu titular, Dom Cláudio Hummes, foi transferido para a arquidiocese de Sao Paulo. O novo arcebispo de Fortaleza é Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, 50 anos, paulista de Jaú. Elevado ao episcopado em setembro de 1991, era até agora bispo auxiliar de Salvador. De linha moderada, é um dos incentivadores do Movimento Carismático Católico, no qual têm se destacado o padre Marcelo Rossi em Sao Paulo e o padre Zeca Surfista, no Rio.

As nomeaçoes de bispos passam pelo crivo pessoal do cardeal Dom Lucas Moreira Neves, com quem Dom José Antônio trabalhou em Salvador.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;