Memória Titulo
Uma Scania brasileira: faz 50 anos

“Fabricareis aqui um dos motores mais reputados do mundo e é estimulante para nós, brasileiros...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
29/05/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


"Fabricareis aqui um dos motores mais reputados do mundo e é estimulante para nós, brasileiros, verificar que a sua produção se fará pela primeira vez fora de seu país de origem".

Almirante Lúcio Meira, presidente do Geia (Grupo Executivo da Indústria Automobilística), na inauguração da fábrica da Scania, 50 anos atrás.

Há meio século, 29 de maio de 1959, a Scania - da marca Scania-Vabis - inaugurava a sua primeira fábrica no Brasil, na Vila Carioca, em São Paulo, quase divisa com São Caetano, para a produção de motores. Foi a primeira fábrica da Scania fora da Suécia e a quinta fábrica de motores para caminhão do Brasil. A Scania brasileira havia sido fundada em 1957 e mantinha desde então escritório na Rua Líbero Badaró.

A fábrica levou um ano para ser construída e a montagem dos veículos continuava a ser feita por uma empresa brasileira já extinta, a Vemag, também da Vila Carioca. O presidente legal era Eduardo Caio da Silva Prado, de uma família paulistana tradicional, mas nascido na Suécia -- e registrado no Brasil. O presidente executivo, Börje Rehnby, sueco legítimo, seria o responsável, anos depois, pela fixação no Brasil de outra gigante sueca, a Volvo, de Curitiba.

Não demoraria muito para que a Scania passasse ela própria a montar seus caminhões e ônibus, separando-se da Vemag.

Num início dificílimo, a multinacional quase encerrou atividades. Rehnby acreditou no projeto. Convenceu a Suécia. Obteve novos investimentos. E descobriu São Bernardo - a mudança da Scania para o Grande ABC ocorreria em 1962, em área elevada da Vila Euro, sem os riscos de enchentes constantes do primeiro endereço, às margens do Tamanduateí.

Cinquenta anos depois, São Bernardo comanda toda a produção e negócios da Scania na América Latina. Os dois presidentes pioneiros - legal e o executivo - são falecidos.

UM SIMPÓSIO PARA DOM JORGE

Hoje, às 19h, mesa-redonda: Dom Jorge e a Ação Social Católica (1964 a 1975). Participantes: padre Ney de Souza (autor do livro Catolicismo em São Paulo, 450 anos de Presença da Igreja Católica em São Paulo - 1554-2004), Felipe Cosme, padre José Oscar Beozzo e este repórter.

Organização: Comissão de Bens da Diocese de Santo André.

Local: Centro Comunitário da Catedral do Carmo. Endereço: Praça do Carmo, 36, Centro de Santo André. Informações: 4438-2077.

ORAÇÃO

Programa da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos na Diocese de Santo André. Hoje, às 19h30, na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias. Pregação do pastor Enos, da Igreja Presbiteriana. Endereço: Avenida da Saudade, 814 - Vila Vitória, em Mauá.

SANTOS DO DIA

Cirilo de Cesaréia, Máximo de Trèves (ou Maximino) e Sisínio.

Máximo de Trèves. Bispo francês. Faleceu no ano 349. Destacou-se na luta contra os erros do arianismo.

Indígenas de Panzós. Assassinados em 29 de maio de 1978. Procuravam por companheiros seus, sequestrados pelo Exército.

PÉROLAS DO GUIDO

Criação: Guido Fidelis

1 - No espelho de água loucas estrelas disputam concurso de beleza. Qual delas é a mais bonita?

2 - A Justiça se assemelha a uma aranha envelhecida, cansada depois de muitos embates, incapaz de tecer teias suficientemente fortes que aprisionem insetos criminosos.

QUERMESSE DO RUDGE

Hoje começa a segunda etapa da quermesse 2009 de São João Batista, em Rudge Ramos. A coluna Memória continua a folhear o álbum de recordações da festa, em parceria com o pesquisador Alex Hessel Maganha.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 29 de maio de 1979

Manchete - TRT decide por unanimidade: greve dos jornalistas é ilegal.

Acidente - Choque de automóvel em muro na Avenida Dom Pedro II, esquina com a Rua Catequese, em Santo André, causa ferimentos em duas pessoas.

Trânsito - Operação radar resulta em 130 multas nas avenidas Pereira Barreto e Dom Pedro II.

Futebol - Amistosos do domingo: no Estádio do Baetão, em São Bernardo, Aliança local 1, Saad de São Caetano 0, gol de Serafim; no Bruno Daniel, Santo André 0, Guarani (misto) 0.

EM 29 DE MAIO DE...

1919 - Seleção Brasileira ganha seu primeiro título internacional na Copa América, ao vencer o Uruguai por 1 a 0.

1954 - Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, cardeal-arcebispo de São Paulo, assina decretos criando 11 novas paróquias em homenagem ao papa Pio X. Entre elas, as paróquias da Imaculada Conceição, em Mauá, e a de Camilópolis, em Santo André.

1959 - Inaugurada a fundição dos primeiros blocos de motores pela Cofap - Cia. Produtora de Peças, em Capuava, Santo André, destinados a Scania-Vabis.

HOJE

Dia do Geógrafo e Dia do Estatístico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;