Setecidades Titulo
Famílias vivem a alegria de iniciar vida no Prosperidade
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
02/07/2011 | 07:14
Compartilhar notícia


O sonho se tornou realidade. É assim que cerca de 20 famílias definem a sensação após se mudarem para apartamentos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano no bairro Prosperidade, em São Caetano.

Foi quase um ano à espera do sorteio que definiu quem ocuparia uma das 97 unidades, às quais concorreram 10.839 pessoas. Depois aguardaram o sorteio que determinaria o apartamento de cada família e, por fim, a entrega das chaves, no início de junho.

Segundo a CDHU, cerca de 20 famílias já se mudaram. Uma delas é a da família de Talita Lemos da Silva, 25 anos. Eles se mudaram há uma semana, depois de 20 anos pagando aluguel no Centro. "Não íamos ter condições de comprar um terreno ou uma casa. A espera foi longa, mas valeu a pena cada dia. Vamos pagar por algo que podemos dizer que é nosso."

É a primeira vez que terá um quarto só para ela. "Antes, como a casa tinha dois quartos, dividia com a minha irmã (21 anos)", disse. Além da família, dois cachorros vivem no apartamento de três dormitórios.

"Como morávamos em casa tínhamos mais espaço. Ainda estamos nos acostumando, como com o barulho da Avenida dos Estados. Mas são os cachorros que mais sentem ", comentou.

A auxiliar de cobrança Andréia da Silva Santos, 35, é o exemplo de que nunca se deve desistir. No dia do sorteio, ela já estava de saída quando ainda faltavam sortear os dois últimos contemplados na sua urna.

"Quando estava saindo ouvi meu nome. Era a penúltima. Não acreditei, liguei para a minha mãe chorando." Andréia, os pais, o filho e dois irmãos se mudaram domingo para uma das unidades de três dormitórios.

"É um sonho realizado. Nos mudamos assim que recebemos as chaves e, aos poucos, vamos dando a nossa cara", disse Andréia, que deixou alguns móveis na casa alugada em que vivia, no bairro Cerâmica.

Para a dona de casa Zélia de Lima, 64, foi uma grande vitória. "Conquistar isso aqui (o apartamento) era impossível para mim. Minha filha que fez a inscrição, mas não tinha esperança no meio de tantos candidatos. Agora pago com gosto o imóvel que é nosso. " Zélia vivia de aluguel no bairro Fundação.

Ela se mudou na quinta-feira com o marido, dois filhos e a neta.

Localizado na Rua São José, o conjunto possui cinco blocos, de 20 apartamentos. Das 97 unidades, 58 têm dois dormitórios e 39, três. O investimento da CDHU na construção foi de R$ 5,6 milhões.

 

Melhorias e móveis atrasam mudança 

Muitas famílias ainda fazem pequenas reformas e compram móveis antes de ocupar o novo lar. A assistente de RH Elisabete Cristina dos Santos Leão, 40 anos, deve se mudar com o marido e a filha até o fim do mês.

Ela já mandou fazer o dormitório da filha e aguarda o término da colocação do gesso. "Íamos nos mudar logo que recebemos as chaves, mas resolvemos fazer algumas mudanças, como trocar a pia da cozinha e colocar gesso", explicou a moradora do bairro Prosperidade, que se surpreendeu com o acabamento. "Está tudo muito caprichado. Agora estamos dando o nosso toque."

Para ela, o maior sonho, além de ter a casa própria, é não conviver mais com a enchente. "Vivo faz 30 anos no bairro, sendo há 11 na mesma residência. No ano passado, a enchente entrou em casa. Neste ano, não passou do quintal, mas assutou. Com isso, acaba danificando todos os móveis."

Para se mudar, a barista Angélica Alves, 28, vai precisar comprar alguns móveis. Como morava de aluguel, muitos deles ficaram na casa. "Já compramos a cozinha, e aos poucos vamos comprando o restante. Temos que trocar o fogão, que é de seis bocas, pois não cabe na cozinha", afirmou Angélica, que vai se mudar com a mãe e a irmã nos próximos dias para uma das unidades de dois dormitórios.

O autônomo Carlos Alberto Muzzi, 48, vai esperar as férias da mulher para fazer a mudança. "Enquanto isso, colocamos gesso e faremos algumas modificações. Assim teremos o tempo necessário para guardar tudo e trazer para cá (apartamento)", disse Muzzi.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;