Cultura & Lazer Titulo
Bom, pero no mucho
Márcio Maio
Da TV Press
10/03/2007 | 18:53
Compartilhar notícia


Entre um cigarro e outro, Fábio Assunção tenta controlar a impaciência. Inquieto, gesticula e se esquiva de perguntas que ultrapassem sua vida profissional. Nem de longe lembra o boa-praça Daniel, que interpreta em Paraíso Tropical.

A simpatia e tranqüilidade do personagem, aliás, são coisas que preocupam o ator. Além de interpretar Daniel, Fábio estará nos cinemas no segundo semestre de 2007. Em Bellini e o Demônio, de Roberto Santucci Filho, ele interpreta o detetive Remo Bellini. Remo tem a missão de investigar e procurar evidências em dois casos.

Um deles é o de Dashiel Hammett, um grande escritor de romances policiais, que teve um manuscrito extraviado. O outro é o de Sílvia Maldini, uma jovem garota que foi encontrada morta com um tiro no banheiro da escola.

O segundo adapta para os anos 50 do clássico O Primo Basílio, no qual faz o personagem-título. Dirigido por Daniel Filho, o filme conta com Glória Pires, Débora Falabella e Reynaldo Gianecchini no elenco.

Mais uma vez, Fábio aparece louro na TV. A culpa disso, segundo o ator, é do diretor Dennis Carvalho e do próprio autor Gilberto Braga. Fábio conta que os dois gostaram do tom de cabelo que André, seu personagem na minissérie Labirinto, usava, e não permitem a troca desde então. Apesar de não curtir esse visual em sua vida pessoal, Fábio consegue enxergar uma vantagem na exigência. “Me sinto mais jovem, porque a minissérie tem quase 10 anos", brinca.

PERGUNTA: O que você pretende fazer para não transformar Daniel em um personagem chato?

FÁBIO ASSUNÇÃO: Tento pensar no personagem de um jeito humano, como alguém que existe. Ele tem um ritmo moderno. O Gilberto escreve personagens muito próximos das pessoas que a gente vê nas grandes cidades e isso dá agilidade à história. Acho que a história de amor que acontece entre ele e a Paula, na Bahia, pode apimentar essa coisa careta de mocinho. E, depois que ele conhecer a irmã gêmea da Paula, rola uma virada.

PERGUNTA: Como é voltar às novelas com um mocinho?

ASSUNÇÃO: A grande brincadeira da minha profissão é fazer algo diferente a cada obra. Meu personagem, o Daniel, é o bom moço sim, mas também é moderno. Ele briga, xinga, corre atrás do que acha justo... Prefiro vilões, mas não me importo em variar um pouco.

PERGUNTA: Por que você prefere os vilões?

ASSUNÇÃO: Quando você interpreta um herói, tem de saber onde dar uma surra nele para não ficar chato. Se eu entrar em cena para gravar o Daniel sempre feliz e sorridente, vai soar falso. O ser humano não é assim, a gente passa perrengue, enfrenta fila, fica de mau-humor.

PERGUNTA: Paraíso Tropical aborda temas como prostituição e pedofilia. Você prefere trabalhar textos que não se limitem ao entretenimento?

ASSUNÇÃO: O país vive um caos social e, é claro, o Gilberto não vai deixar isso passar em branco. Falamos de pedofilia, por exemplo, que é uma coisa grave. O assunto não chega a ser aprofundado, mas é bem marcado no início. Meu personagem é preso por uma suposta acusação, forjada pelo vilão Olavo. Todo dia lemos sobre assuntos polêmicos nos jornais ou vemos isso na tevê e na maioria das vezes o grande problema é a falta de respeito e carinho ao próximo. Paraíso Tropical é, acima de tudo, uma história de amor, em todos os sentidos. E, para mostrar isso, vale a pena falar também da falta de amor.

PERGUNTA: Você faria par com Cláudia Abreu, que ficou grávida depois de ser escalada. Essa mudança foi positiva para você?

ASSUNÇÃO: Eu amo a Cacau (Cláudia), já namoramos no passado, mas muita gente falava para mim que seria cansativo ver nós dois de novo fazendo par. A Alessandra é uma contribuição muito grande porque é a novidade dessa vez. Não tem Malu Mader ou Cláudia Abreu. Fiz par com a Cláudia em Pátria Minha e, de certa forma, em Celebridade. Era rival da Malu em Celebridade e formamos um casal em Labirinto e em Força do Desejo. Nessa última, a Cláudia também contracenava com a gente. Eu e a Alessandra trabalhamos juntos apenas no filme Sexo, Amor e Traição, mas foi pouca coisa. Estou conhecendo ela agora e acho que vai rolar uma boa química entre nós dois.

PERGUNTA: Você teve um preparo físico especial para esse personagem?

ASSUNÇÃO: Para esse, não. De uns dois anos para cá eu dei uma secada. Fui para São Paulo e comecei a malhar mais porque sobrava tempo. Trabalho com a imagem e quero estar bem no ar, sem neuroses. Já cheguei no ponto onde eu queria. Agora estou apenas mantendo meu corpo. Tenho 35 anos, precisava mudar certos hábitos. Foi muito mais uma reeducação alimentar do que qualquer outra coisa. Cortei frituras, gasosos e outras coisas pesadas. Uma mudança que vai me ajudar não só no meu trabalho, mas também na minha saúde.

PERGUNTA: Por que você deu esse espaço de três anos entre sua última novela e Paraíso Tropical?

ASSUNÇÃO: Peguei minha vida, que estava sendo sempre deixada em segundo plano, e coloquei no lugar. Emendei uma coisa na outra durante quase 15 anos. Terminei Celebridade e entrei em Mad Maria. Fiquei seis meses gravando em Rondônia, no meio da floresta. A minissérie passa três meses na TV, mas a gente fica o dobro gravando. Depois, fiz uma pequena participação na minissérie JK, abri uma produtora de teatro e fiz os filmes Belinni e o Demônio e O Primo Basílio – que vão ser lançados no segundo semestre desse ano. A televisão prende muito. Depois da minha separação, se eu continuasse trabalhando direto, não ia ver mais o meu filho. Resolvi ser paizão nesse período.

PERGUNTA: Foi o Gilberto Braga quem convenceu você a voltar?

ASSUNÇÃO: Na verdade, não. Adoro as tramas dele, mas ia voltar antes. O Gilberto atrasou meu retorno, porque eu estava escalado para uma outra produção, mas não gosto de ficar falando sobre isso. Fiquei em Paraíso Tropical e pronto.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;