Memória Titulo
E o Carnaval 1979 ocupa a Dom Pedro II

“Nas ruas, no asfalto das avenidas o espetáculo surpreende pelo esplendor e criatividade das escolas de samba..."

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
21/02/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


 "Nas ruas, no asfalto das avenidas o espetáculo surpreende pelo esplendor e criatividade das escolas de samba, com as belas mulatas gingando firme nada deixando a desejar às agremiações da Capital. O público vibra e canta com as escolas seus sambas-enredo, numa demonstração de completa participação e solidariedade aos que fazem renascer no Grande ABC essa festa do povo."

De um texto, sem a assinatura do autor, publicado no Diário na cobertura do Carnaval de 1979.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 21 de fevereiro de 1979

Manchete - Metalúrgicos decidem só aceitar negociação direta e sem impasse

São Bernardo - Começaram a circular ontem os primeiros 42 veículos da Prefeitura de São Bernardo movidos a álcool hidratado.

Santos - Emissário submarino inaugurado 11 anos depois do início das obras.

EM 21 DE FEVEREIRO DE...

1919- Carolina Leardini Rimazza nasce em Pilar, hoje cidade de Mauá. Operária ceramista e integrante da Comissão Memória de Mauá.

1949- Fábrica de caminhões International Haverster inaugura suas linhas de montagem em Santo André.

 HOJE

Festa da Imigração Italiana. A comemoração foi aprovada pelo Congresso Nacional em 8 de maio de 2008 e promulgada em 2 de junho pelo presidente Lula. A data de 21 de fevereiro foi escolhida porque nesse dia, em 1874, chegaram ao porto de Vitória, no Espírito Santo, as primeiras 380 famílias italianas vindas ao Brasil com o navio Sofia.

 SANTOS DO DIA

Fortunato, Eleonora, Natal Pinot (sacerdote francês nascido em 1747), Pedro Damião (doutor da igreja falecido na Itália em 1072) e Sérvulo.

ALMANAQUE

Clovis Sidney Thon

Nascimento: Santo André, 21 de fevereiro de l929.

Vereador: 1954 (suplente); 1960 a 1962.

Prefeito: 1963.

Partidos: PTN e UDN.

Foi representante da Câmara Municipal na Cicpaa (Comissão Intermunicipal de Controle da Poluição das Águas e do Ar). Nos quase 12 meses como prefeito procurou conter despesas e recuperar a situação financeira da Prefeitura. Fez carreira no Legislativo como assessor e diretor da Câmara Municipal, até aposentar-se em 1984.

FONTE: Almanaque de Vereadores, CMSA, 2008, 2ª ed.

NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7) - Memória. Carnaval: último de uma série de quatro programas. Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

Eldorado AM (700) - Brasil de Todos os Tempos. 1) A história de Zé Fidelis, comediante brasileiro, e suas paródias sobre jogadores de futebol; 2) as aventuras do fotógrafo Túlio Grespan que viajou na boleia de um caminhão pelas estradas do Brasil; 3) Valéria Rambaldi mostra a reserva de Mamirauá, na floresta amazônica; 4) uma entrevista com a nutricionista Claudia Stefani Marcílio. Produção: Valéria Rambaldi; apresentação, Geraldo Nunes. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) - Memória. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ABC AM (1570) - Viagem no Tempo. Na parte musical, Maysa canta Hino ao Amor, versão de Odair Marzano; e Ray Conniff interpreta Aqueles Olhos Verdes, de Menendes e Utrera. Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br.

Pérola da Serra (92,5 - comunitária) - Reminiscências. Com Américo Del Corto, Ademar Bertoldo, Walter Gallo, Idmir Pedro dos Santos e Octavio David Filho. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;