Internacional Titulo
FBI prende primeiro suspeito pelos atentados
Por Do Diário OnLine
Com Agências
15/09/2001 | 00:45
Compartilhar notícia


Agentes federais prenderam nesta sexta-feira o primeiro suspeito de envolvimento nos sangrentos atentados terroristas de terça-feira passada nos Estados Unidos, revelou um funcionário do FBI. A autoridade, que pediu anonimato, disse que a força tarefa antiterrorista, dotada de um mandato federal, deteve o suspeito em Nova York.

Um oficial do Departamento de Justiça contou à rede CNN que pelo menos 27 pessoas foram retidas pelo Serviço de Imigração e Naturalização à pedido do FBI. Essas pessoas foram ouvidas e liberadas em seguida, assim que foi confirmado que elas não tinham ligação com os ataques terroristas de terça-feira.

Nesta sexta-feira, o FBI divulgou uma lista de 19 seqüestradores que estariam a bordo dos aviões usados como mísseis contra o Pentágono e o World Trade Center. Alguns deles já são conhecidos dos serviços de inteligência americanos.

Eles pertencem ao movimento Jihad Islâmico, cuja liderança está diretamente ligada à rede al-Qaida, de Osama Bin Laden. Outros seriam ativistas de movimentos islâmicos argelinos, também sob influência de Bin Laden.

Outra lista, de 52 suspeitos de terem ajudado os terroristas nos EUA, foi transmitida às empresas aéreas. De todos eles, 23 vivem ou viviam na Flórida.

Uma terceira lista, com 100 nomes, foi enviada aos órgãos de segurança americanos, incluindo 18 mil delegacias de polícia.

A investigação internacional também é extensa, embora ainda não tenha resultado em provas concretas.

Outras quatro pessoas "pertencentes à esfera de influência islâmica radical" suspeitas de preparar um atentado contra representações americanas na Europa, foram detidas na quinta-feira em Bruxelas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;