Memória Titulo
Ritz Band e o Carnaval de salão do Grande ABC

"É Carnaval. Salve o império da Folia. De um tempo de nostalgia. Que a noite é vendaval" (samba do bloco Xuca-Xuca, de Jangada e...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
13/02/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


"É Carnaval. Salve o império da Folia. De um tempo de nostalgia. Que a noite é vendaval" (samba do bloco Xuca-Xuca, de Jangada e Zeca da Casa Verde, para o Carnaval 1980 de Rio Grande da Serra).

Sábado de Carnaval. Cinquenta e sessenta anos atrás, os músicos da orquestra de danças Ritz Band estariam se preparando para trocar o smoking dos grandes bailes de gala por uma roupa esportiva, de preferência branca, para seguir aos clubes que promoviam bailes de Carnaval. À frente, o seu líder, Narcizo Scartezzini.

Entre os clubes, o da General Motors, em São Caetano, ou da Pirelli, que mantinha salão no Centro de Santo André, em plena Rua Luiz Pinto Flaquer. Rhodia (ainda na Oliveira Lima) e Aramaçan (na Luiz Pinto Flaquer) eram outros espaços abertos à Ritz Band. O Corinthians de Santo André, mais um clube popular, mantinha salão na Rua Coronel Francisco Amaro, esquina com a Rua Dona Gertrudes de Lima.

Foto - Ritz Band no Carnaval da GM em 1950. Primeira metade da década de 1950. Sentados no palco: Xaxá da bateria e ritmistas Miguel, Formiga e Hermes; em pé, a partir da esquerda: Bruno De Traglia (trombone), Pedro de Almeida (o Pedrinho, ao pistão), José Bove, Francisco Salles e Agenor dos Santos (os três, saxofonistas), Narcizo Scartezzini, Hervecio e os crooners Heleninha Moretti e Felipe Rosa.

Hoje, aos 82 anos, Narcizo Scartezzini reside no bairro Valparaíso, em Santo André, e guarda memórias musicais de tempos em que a influência jazzística era muito forte também no Grande ABC.

NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7). Memória. Carnaval na USP. Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

TRIANON AM (740). Quinta Avenida. Hoje: Andy Kirk e sua banda; e os cantores Dean Martin, Lisa Ono, Nnenna Freelon, Peggy Lee,Denzal Sinclair, Jimmy Roselli e Matt Dennis; amanhã: Nat King Cole especial. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga, com Marcelo de Almeida; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.comercialderadio.com.br e www.quintaavenida.mus.br .

ELDORADO AM (700). Brasil em Todos os Tempos. Jornalista Leandro Calixto analisa a evolução dos festejos de Carnaval no Brasil. O Carnaval em Florianópolis, Ribeirão Preto e São José dos Campos. Nesta última cidade, as bandas que desfilariam em São Luiz do Paraitinga, atingida pelas chuvas. Âncora e apresentador, Geraldo Nunes; apoio, Valéria Rambaldi. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h; às sextas-feiras, à meia-noite. Visitem o site: territorioeldorado.com.br .

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). Memória. Em reprise, um programa sobre o Carnaval apresentado na emissora no início da década de 1980 pelo radialista J. da Silva Vidal. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ABC AM (1570). Viagem no Tempo. Sucessos de Ronnie Von, Adilson Ramos e Ray Connif. E a trilha do seriado O Homem de Virgínia, sucesso na TV do mundo inteiro entre os anos 1960 e 1970. Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br.

PÉROLA DA SERRA (87,5). Reminiscências. Notas e casos de Ribeirão Pires. E marchinhas de Carnaval. Com Américo e Lina Del Corto, Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões, Pedro Cordeiro e Ademar Bertoldo. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br .

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 13 de janeiro de 1980

Manchete - Aureliano Chaves (vice-presidente da República) afirma que PDS deve ser um partido reformista.

EM 13 DE FEVEREIRO...

1935 - Criada a Escola Profissional Dr. Júlio de Mesquita, em Santo André.

1938 - Fundada, oficialmente, a Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André).

1960 - Odeon Clube, de São Bernardo, inaugura sua sede social, à Rua Dr. Padre Lustosa. Um baile é realizado, com a orquestra de Orlando Ferri e os cantores Isaura Garcia, Francisco Egidio, Peri Ribeiro e Léo Romano.

HOJE

Dia do Ministério Público Estadual, criado por lei de 1978.

Trabalhadores

Nascem em 13 de fevereiro:

1 - Edivino Rodrigues da Silva. 1912. Natural da Andradas (MG). Industriário da Adubos Adri. Residência: Rua Cooperativa, 12.

2 - João Maron. 1915. Natural de Rio Claro (SP). Lustrador da CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos). Residência: Rua Éster.

3 - Waldemar Murta. 1917. Natural de Santo André. Mecânico da Rhodia Química. Residência: Rua da Fonte, 78.

FONTE: Primeiro livro de registros de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;