Internacional Titulo
EUA insistem na 'autonomia' de Hong Kong
Por Da AFP
07/04/2004 | 08:30
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos defenderam na terça-feira a "autonomia" de Hong Kong em relação a Pequim (capital chinesa) quando, pela primeira vez desde o retorno deste território para a China (1997), o regime comunista chinês disse que espera ser o único autorizado a decidir sobre o futuro político da ex-colônia britânica.

"A Lei Fundamental garante um país, dois sistemas" e, para que isso funcione, é primordial que Hong Kong continue sendo uma sociedade aberta e autônoma governada pela lei decidida em Hong Kong", afirmou o porta-voz adjunto do Departamento de Estado dos EUA, Adam Ereli, durante uma coletiva de imprensa.

"Hong Kong deve continuar no caminho da prosperidade e da estabilidade" e isso depende da "autonomia" do território, tal como "Pequim contemplou há quase 20 anos quando criou o princípio "um país, dois sistemas", disse. "Apoiamos este tipo de autonomia, este tipo de prosperidade, este tipo de estabilidade compatível com a Lei Fundamental", disse.

O Parlamento da China, inteiramente controlado pelo Partido Comunista Chinês (PCC), avaliou hoje que as eventuais reformas eleitorais em Hong Kong devem ser previamente aprovadas pelas autoridades centrais em Pequim.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;