Memória Titulo
A Procissão dos Carroceiros de 80 anos atrás

Em 8 de setembro de 1928 São Bernardo realizou mais uma festa dedicada a Nossa Senhora da Boa Viagem

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
08/09/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


Em 8 de setembro de 1928 São Bernardo realizou mais uma festa dedicada a Nossa Senhora da Boa Viagem, que teve prosseguimento no dia seguinte, numa promoção dos chamados ‘condutores de veículos'.

Lemos a notícia na Folha do Povo de 80 anos atrás. O jornal ensinava: "Estes festejos são tradicionais e foram iniciados pelos antiqüíssimos carreiros e tropeiros que mourejavam no Caminho do Mar, com o transporte dos produtos de suas lavouras e especialmente de madeira para a Capital e para Santos, há pouco mais de um século, tendo como seu ponto de pousada exatamente o largo onde atualmente se ergue a bela igreja matriz, tendo ali sido erigida uma capela, no local em que ainda hoje se conserva reformada, à margem da estrada, como oráculo a Nossa Senhora da Boa Viagem".

Naquele tempo, a comissão promotora da festa era presidida por João Cavinato, o João da Ponte, sendo o padre Francisco Navarro o vigário da paróquia.

Essa notícia da Folha do Povo a coluna já havia publicado, na esperança de que os atuais organizadores da Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem buscassem na história mais elementos que pudessem mostrar que essa tradição religiosa é muito mais antiga do que possamos imaginamos.

IMAGEM - São Bernardo, Largo da Matriz, década de 1940, com a capelinha da Boa Viagem, a praça, o coreto e a antiga igreja matriz, que a cidade não quis preservar: substituímos o colonial português do padre Lustosa pelo modelo romano do padre Fiorente e a torre veneziana do padre Pedro Celoto. Os cavaleiros são jovens da família Baraldi, uma das pioneiras do Montanhão.

MUNICÍPIO PAULISTA
Hoje é aniversário de Nuporanga, que significa Campos Belos na língua tupi.

CAPITAL BRASILEIRA
Hoje é aniversário de Vitória, capital do Espírito Santo

HOJE
Dia Mundial da Alfabetização e Dia Nacional de Luta por Medicamentos.

SANTOS DO DIA
Adélia, Adriano, Hugo, Nestor e Tomas de Vilanova.

A Igreja celebra a Natividade de Nossa Senhora, a festa do seu nascimento, nove meses depois de comemorar a Imaculada Conceição da Virgem. No Oriente, a celebração vem do início do cristianismo; e no Ocidente, desde o século 7.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 7 de setembro de 1978

Política - Arena do Grande ABC terá mais cinco legendas: à Câmara Federal, Felipe Cheidde, Elias Carneiro e Rodolfo Alonso; à Assembléia Legislativa, Antonio Dias Amorim e Gustavo Nonato Marques.

Jornal das Eleições - Dobradinha do MDB em São Caetano: Antonio Russo a federal, Osmar Fonseca a estadual.

Ribeirão Pires - A cidade terá hoje a oportunidade de assistir a um espetáculo de música lírica. O Coral Lírico ABC, sob a regência de Mitzi Meira, apresenta-se no Teatro Municipal, localizado na Rua Capitão José Galo.

São Bernardo - Renato Teixeira canta Romaria amanhã no Teatro Cacilda Becker.

EM 8 DE SETEMBRO DE...
1908 - Fioravante Zampol nasce em Ribeirão Pires. Era farmacêutico, mas se destacou na política. Foi vereador, presidente da Câmara Municipal e prefeito de Santo André, além de deputado estadual. O campus da Fundação Santo André é obra do seu governo, que muito o orgulhava.

1968 - Campeonato Sul-americano de Atletismo é aberto no estádio da Vila Euclides, em São Bernardo. Naquele tempo, havia uma pista de atletismo moderna no Centro da cidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;