Política Titulo
Eficiência administrativa
Paulinho Serra
12/04/2011 | 07:27
Compartilhar notícia


Santo André acabou de completar 458 anos, e aniversários desta grandeza nos remetem à reflexão sobre a cidade que queremos para nós e para nossos filhos e netos. Esta reflexão sobre a cidade poderia ter como ponto de partida inúmeros ângulos. Poderíamos tratá-la sob o aspecto de sua pujança econômica, de sua efervescência cultural ou, até mesmo, apontar o futuro com os olhos de quem refletiu a nossa rica história política local/regional. Mas fiquemos, ao menos neste texto, com o que entendo ser o melhor presente que uma cidade poderia receber em seus aniversários: Uma gestão pública eficiente!

Sou entusiasta do tema gestão pública visto pelas lentes da eficiência. Acredito que ainda é possível avançar muito nesse terreno. E por que pensar a administração pública por este prisma? Primeiro porque as demandas são cada vez maiores: queremos mais Saúde, Educação, saneamento básico, transporte de qualidade. Ocorre que tudo isso requer dinheiro, investimentos. E a única forma de ampliar a oferta e a qualidade dos serviços públicos, sem aumentar impostos, é melhorar a gestão e, com o mesmo dinheiro, fazer mais.

A administração pública deve definir com clareza quais são seus objetivos e quais metas quer alcançar, abrindo diálogo com a sociedade civil para negociar projetos comuns, afinal foi-se o tempo em que o Estado agia isoladamente. Depois, essencial o monitoramento das políticas implementadas, com posterior avaliação dos resultados.

Governo que tenha a eficiência como seu princípio basilar deve atender o cidadão com qualidade. São Paulo, por exemplo, tem experiência de grande valor e qualidade no que tange ao atendimento da população que é o Poupatempo. Infelizmente e apesar de nossos esforços, Santo André ainda não conta com tal equipamento, mas que bom seria a administração ter para si o compromisso de disseminar o ‘padrão poupatempo' em toda a sua gestão. E esse padrão não esta somente no nome, na terminologia, está, em verdade, na vocação de servir. E o bem servir não é apenas inaugurar ou construir, mas, essencialmente, cuidar e manter com zelo.

Gestão moderna, a meu ver, é aquela que busca inserir na sociedade nova mentalidade a respeito da gestão pública, rompendo com a imagem de que o poder público é sinônimo de ineficiência. Parabéns a Santo André e à sua população, mas espero para os próximos aniversários que o presente seja gestão pública eficiente que, concretamente, melhore a vida das pessoas.

 

Paulinho Serra é vereador pelo PSDB de Santo André.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;