Internacional Titulo
UE pede que ONU desempenhe 'papel central' no Iraque
Da AFP
17/04/2003 | 08:20
Compartilhar notícia


A União Européia pediu à ONU que desempenhe um "papel central" na reconstrução do Iraque e reiterou sua vontade de atuar significativamente no processo, segundo projeto de declaração da presidência grega, que será oficializado nesta quinta-feira.

Os dez países que na quarta assinaram em Atenas o Tratado de Adesão à União Européia poderão se juntar a esta declaração, de acordo com fonte da presidência grega. A declaração diz que as Nações Unidas "devem desempenhar um papel central no processo que leve a um governo autônomo no Iraque" e a União Européia "reafirma seu compromisso de desempenhar um papel significativo na reconstrução econômica e política do país".

O projeto de declaração reafirma também "o compromisso da União Européia" com o sucesso do processo de paz entre israelenses e palestinos, "mediante a aplicação das etapas previstas no relatório de metas do Quarteto (Estados Unidos, União Européia, Rússia, ONU) nos prazos previstos".

"É essencial que haja uma aprovação rápida por parte do presidente Arafat e o Conselho legislativo palestino de um governo nomeado por Abu Mazen e decidido a reformar", reza a declaração.

O projeto de declaração surgiu com a iniciativa dos quatro países europeus que antes da guerra no Iraque se opuseram fortemente ao tema: Grã-Bretanha e Espanha, de um lado, e França e Alemanha, de outro. Os quatro países são atualmente membros do Conselho de Segurança da ONU.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;