Internacional Titulo
Nova planta remove resíduos de explosivos do solo
Por Do Diário do Grande ABC
21/06/1999 | 11:36
Compartilhar notícia


Cientistas do Reino Unido desenvolveram uma planta capaz de desinfetar campos de produtos químicos tóxicos gerados por explosivos e muniçoes, afirmou um cientista sênior do Instituto de Biotecnologia de Cambridge. As novas descobertas surgem em meio à forte oposiçao contra as lavouras geneticamente modificadas, feita por ambientalistas que argumentam que a nova tecnologia poluirá as variedades convencionais.

As novas descobertas podem ajudar os produtores rurais de regioes em que houve guerra, dos Bálcas ao sudeste da Asia, contribuindo para o desenvolvimento de campos anteriormente inférteis poluídos por fortes explosivos. Neil Bruce, que liderou a equipe de pesquisa, afirmou que os experimentos de laboratório com uma amostra de tabaco geneticamente modificado demonstraram que a planta pode consumir o nitrogênio de explosivos como o TNT ou o dinitroglicerina."

A planta metaboliza explosivos", afirmou Bruce. "Nós pegamos o gene de uma bactéria que se alimenta de explosivos e o colocamos nas plantas", explicou. Ele acrescenta: "Eu acho que o público vai considerar altamente aceitável ver plantas crescendo em campos anteriormente inférteis", disse. Uma grama modificada será a mais adequada para limpar a superfície do solo enquanto raízes desentoxicariam o solo e até mesmo limpariam o lençol freático.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;