Cultura & Lazer Titulo
Verger expoe fotos inéditas na Web
BETO GOMES
Do Diário OnLine
21/05/1999 | 12:00
Compartilhar notícia


Mais um site para os amantes da fotografia estreou nesta semana. O Masp abriu uma exposiçao sobre o fotógrafo e etnólogo francês Pierre Verger no dia 20 de maio e, de quebra, lançou o site oficial do evento, criado e desenvolvido pela Internetcom. As obras que estao no museu fazem parte do acervo da Fundaçao Pierre Verger, de Salvador, da revista francesa Revue Noire e da Coleçao Pirelli/Masp.

Verger morreu na Bahia em 1996, aos 94 anos, e deixou mais de 63 mil negativos para a organizaçao que leva seu nome, além de 130 horas de gravaçoes de músicas, tradiçoes orais e peças de arte dos Orixás. Sua obra inclui ainda mais de 50 livros e 150 artigos publicados.

Apaixonado pela cultura negra, o fotógrafo dedicou parte de sua vida ao estudo do cotidiano de comunidades no Brasil, Haiti, Cuba, Estados Unidos, França e vários países da Africa.

O site mostra 32 das 162 fotos em preto e branco que estao sendo expostas no Masp. Parte delas é inédita para o público brasileiro. Além das fotos, o usuário encontrará um breve histórico da vida e da carreira do fotógrafo e um depoimento escrito por ele mesmo.

O lay-out da página foi inspirado em sua obra e feito inteiramente em preto e branco. De extremo bom gosto, prova que é possível construir um site agradável usando apenas a simplicidade. Nao possui muitos recursos, tampouco tende à megalomania característica dos grandes artistas.

A exposiçao ficará no Masp até o dia 11 de julho, mas o site deve ser mantido no ar. Quem for ao museu poderá ainda assistir a filmes, documentários e conferências sobre a vida de Verger.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;