Economia Titulo
Grandes redes apostam nas classes C a E
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
04/12/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Os mercados de bairro do Grande ABC terão mais um concorrente direto. Além da bandeira Dia% (do Carrefour), que já atua na região, o Wal-Mart inaugura nesta sexta-feira a bandeira Todo Dia em Mauá. A unidade oferece, além de alimentos de primeira necessidade, o setor de bazar, padaria, açougue, eletroeletrônicos e serviços, como a farmácia própria.

"Resolvemos abrir a loja em Mauá por causa da localização e da demanda. O objetivo é atingir as classes C, D e E com mercadorias a preços 10% mais baratos. Apesar de ser um supermercado de vizinhança, a loja é desenvolvida para atender às necessidades básicas do cliente", explica Marcia Soré, diretora comercial da rede. Segundo ela, o valor de investimento médio foi de R$ 5 milhões e o número de contratos foi de 50 funcionários.

Com a nova unidade os moradores não só de Mauá como da região terão mais uma opção de compra. Porém, os pequenos comerciantes terão dificuldades em manter o famoso mercadinho de bairro. "A tendência é que os estabelecimentos menores percam cada vez mais espaço. É difícil concorrer com grandes redes", conta o coordenador de relações institucionais da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e vice-presidente da Aciam (Associação Comercial e Industrial de Mauá), Luiz Augusto de Almeida.

Segundo ele, o principal problema é em relação aos preços dos produtos. "O volume de pedidos de mercadoria de uma grande rede não se compara ao de um pequeno mercado de bairro. É claro que os fornecedores barateiam o preço quanto maior for a encomenda. Por isso, os pequenos ficam em desvantagem".

Há 28 anos, o sócio-proprietário de três estabelecimentos em Mauá (Supermercado Nevada, Supermercado Jardim Zaíra e Mercado Esperança), José Domingues, conta que está cada vez mais difícil competir com bandeiras de uma grande rede. "Não temos como baixar ainda mais nossa margem de lucro, porque compramos o produto com o preço mais alto do que as grandes redes. Por isso, tentamos nos diferenciar na qualidade dos produtos e de atendimento. Além disso, aceitamos cheques e cartões de crédito, o que geralmente essas redes não fazem".

E a receita para se manterem ativos não poderia ser diferente. "Nesse momento, os pequenos mercados devem se profissionalizar, investir na limpeza, qualidade de produtos e atendimentos e facilitar as compras", indica Almeida, da Aciam.

ATACADO - Além da bandeira Todo Dia, o Wal-Mart inaugura hoje a primeira unidade da rede Maxxi no Estado de São Paulo, instalada em Diadema.

Voltada principalmente para pessoa jurídica - o pequeno comerciante -, a unidade atacadista além de disponibilizar itens básicos de alimentação, limpeza e higiene oferece galerias de serviço como óptica, agência de turismo, chaveiro e caixas eletrônicos. "Escolhemos Diadema, em primeiro lugar, pelo número de estabelecimentos e empresas que mostram crescimento ano a ano. Em segundo, pelo crescimento da população que se encaixa no nosso público-alvo: classes C, D e E. É uma questão estratégica", disse Luiz Martinelli, vice-presidente do Maxxi.

Ele completa que, mesmo que ainda não tenha nada de concreto, a rede não descarta a abertura de outras unidades em Santo André e São Caetano. "Além dos produtos que a loja oferece (cerca de 6.000 itens), gera cerca de 150 empregos diretos para loja de aproximadamente 3.000 m² de área de venda. O investimento feito para a abertura de um estabelecimento como este é de R$ 15 milhões".

PROJETO - Dentro do plano de expansão do Wal-Mart, que estima abrir até 90 novas lojas em 2009, mais de 50% das unidades deverão atender as classes C, D e E, uma vez que, segundo pesquisas realizadas pela empresa, é o público que mais vem crescendo e consumindo.

Serviço: O Maxxi Diadema será inaugurado hoje, a partir das 9h, na Avenida Antônio Piranga, 2.085, Canhema. Nesta sexta-feira, a inauguração será da loja Todo Dia, em Mauá, na Avenida Barão de Mauá, na altura do número 2.000, também às 9h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;