Setecidades Titulo No sábado
Seminário promovido pelo Diário debate fake news

Debate gratuito será realizado no campus Barcelona da USCS, das 9h30 às 11h30

Por Da redação
23/05/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


A preocupação em torno das fake news (notícias falsas), que ganharam destaque com o crescimento das redes sociais, motiva o seminário Se é Fake, Não é News, promovido pelo Diário em parceria com o Diário de Suzano. Depois do primeiro encontro, no dia 19, na Faculdade Piaget, em Suzano, sábado haverá novo debate sobre o tema, no campus Barcelona da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), das 9h30 às 11h30. As instituições de ensino apoiam o evento.

O debate será mediado pelo diretor de Redação do Diário, Evaldo Novelini. Vão participar importantes nomes como Angela Pimenta, presidente do Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo); Bárbara Libório, da Aos Fatos (organização especializada em fact-checking); Conrado Corsalette, da Nexo Jornal (organização jornalística especializada em jornalismo de contexto); e Marco Aurélio Sobreiro, assessor de imprensa, mestre em Comunicação e especialista em Comunicação Jornalística.

Também estão confirmadas as presenças do presidente da subsecção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São Bernardo, Luís Ricardo Vasques Davanzo, e do professor dos cursos de Comunicação e coordenador geral da Agência de Comunicação Integrada da USCS, Roberto Araújo.

Diretor de Redação do Diário, Evaldo Novelini destaca a importância do tema. “Compreendo que as funções dos jornais modernos extrapolam o comentar e o noticiar, com responsabilidade, rigor e imparcialidade, o que de importante ocorre na sociedade. Vejo-os, também, como centros de discussão dos problemas atuais. Neste contexto, em que a profusão de notícias falsas ameaça a democracia, influenciando diretamente até o resultado de eleições presidenciais, como vimos no caso dos Estados Unidos, a discussão de mecanismos de combate às chamadas fake news se torna uma obrigação para quem está preocupado com a qualidade da informação.”

A participação é gratuita, entretanto, é necessário realizar inscrição antecipada, pois as vagas são limitadas. Para o debate na USCS, os interessados deverão enviar e-mail para 

seminariodgabc@dgabc.com.br.9 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;