Internacional Titulo
Pentágono: transição no Iraque terá três etapas
Por Da AFP
11/04/2003 | 01:09
Compartilhar notícia


O subsecretário de Defesa americano, Paul Wolfowitz, indicou esta quinta-feira que a transição para o novo governo do Iraque será feita em três etapas.

Na primeira fase, o Iraque será governado pelo Escritório de Reconstrução e Ajuda Humanitária, que deverá atender às necessidades mais urgentes da população e recuperar os serviços básicos enquanto os aliados conquistam o controle de todo o território, disse Wolfowitz no Senado.

Com os serviços restabelecidos, a administração passaria às mãos de uma autoridade iraquiana interina, formada por cidadãos de todos os grupos étnicos e religiosos, que será responsável pela "reconstrução política e econômica do país", acrescentou. "A principal responsabilidade da autoridade interina será colocar em prática o processo de criação de um novo governo iraquiano, convocando eleições locais, por exemplo, ou criando uma nova Constituição", explicou.

Na fase final do processo, o governo iraquiano assumiria o controle do país "sobre a base d eleições realizadas segundo a nova Constituição (...). Nossa intenção é deixar o Iraque nas mãos dos próprios iraquianos assim que pudermos. Como disse o presidente (George W. Bush), os Estados Unidos permanecerão no Iraque o tempo necessário, mas nenhum dia mais", concluiu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;