Esportes Titulo Até o dia 26
Integração é objetivo dos Abertos, dizem autoridades

Modelo de região-sede e espírito olímpico norteiam Olimpíada Caipira no Grande ABC

Por Dérek Bittencourt
18/11/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O Ginásio Poliesportivo de São Bernardo será sede de diversas disputas nestes próximos dias, mas teve manhã diferente na sexta-feira, quando recebeu a cerimônia que abriu oficialmente a 81ª edição dos Jogos Abertos do Interior.

Durante cerca de uma hora e meia, autoridades, representantes de grande parte das 190 delegações que participarão do evento e torcida – maioria crianças – estiveram no local para o pontapé inicial das competições, que serão divididas entre cinco das sete cidades do Grande ABC.

O evento teve discursos, desfile de todas as delegações, acendimento da pira olímpica por parte da ginasta andreense Daniele Hypólito (leia mais abaixo), juramento feito pela atleta do handebol de São Bernardo Deborah Hannah (leia mais abaixo), além de apresentações de dança e acrobacias.

“O espírito de uma competição como esta é igual ao de uma Olimpíada: integrar atletas e municípios”, destacou o prefeito de São Bernardo e presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Orlando Morando (PSDB), um dos responsáveis pelos discursos de boas-vindas aos competidores.

Na opinião do secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Paulo Gustavo Maiurino, o modelo de região-sede causa grande expectativa sobre os organizadores. “Existe compartilhamento de equipamentos esportivos e fomento da prática esportiva que, consequentemente, vai ter melhora na Saúde, Educação e daí por diante”, declarou.

Secretário executivo do Consórcio, Fabio Palacio exaltou o tão esperado início dos Jogos. “Agora é para valer. Foram seis meses de organização. Um grande desafio que estamos percebendo que tem sido realizado a contento: as delegações estão felizes e as praças, prontas para receber os Jogos”, afirmou.

Fora, Daniele Hypólito é só simpatia com todas as idades

A ginasta andreense Daniele Hypólito, que é atleta de São Bernardo, mas não competirá nos Jogos Abertos do Interior, foi responsável pelo acendimento da pira olímpica, no Ginásio Poliesportivo. A atleta foi ovacionada desde o momento em que apontou em uma das rampas de acesso à quadra e foi muito assediada após cumprir sua missão com o fogo. Baixinha, sumia em meio às dezenas de pessoas que buscavam fotos com ela.

“Momento mais importante em qualquer competição, sejam Jogos Abertos ou Olímpicos, é o principal símbolo. Ter a oportunidade de acendê-lo é superemocionante e importante ao atleta”, disse Daniele ao Diário. “É gostoso esse carinho todo, pena que sempre está na correria. Vou até pedir desculpas para todos porque meu irmão vai competir daqui a pouco e vou voltar correndo para o ginásio”, emendou a ginasta. DB

Deborah Hannah dá ‘escapada’ da concentração para fazer juramento

A equipe feminina de handebol de São Bernardo fez ontem à noite, no Ginásio do Baetão, o segundo jogo da semifinal da Liga Nacional, contra Blumenau – derrota por 20 a 19, mas classificação à final - por ter vencido o primeiro jogo por 30 a 17. Horas antes, porém, uma das principais jogadoras deu uma escapada da concentração por motivo nobre: a armadora Deborah Hannah fez o juramento dos Jogos Abertos do Interior.

“Nesta semana a gente está na semifinal da Liga Nacional, semana que vem, Abertos. Maratona, mas queremos fechar o ano com chave de ouro, ganhar todos os campeonatos”, disse. “Tenho essa honra de fazer o juramento. Estou feliz por essa responsabilidade. Sou metade recifense, metade são-bernardense. Faz só cinco anos que saí de lá, mas todos me acolheram como uma família aqui, então me sinto em casa.” DB


 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;