Setecidades Titulo Santo André
Caso de H1N1 gera preocupação em escolas

Em comunicado aos pais, Colégio Xingu confirmou um aluno doente; especialistas descartam perigo

Por Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
18/11/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Pais de três escolas particulares de Santo André estão assustados com o fato de haver um caso confirmado e outros suspeitos de H1N1 entre alunos. O assunto protagonizou conversas em grupos de WhatsApp durante toda a semana, muito devido ao histórico problemático da doença, descoberta em 2009, e que gerou epidemia e mortes.

O Colégio Xingu, na Vila Valparaíso, chegou a confirmar um caso da doença aos pais dos alunos, por meio de comunicado disparado via e-mail. Não foram informados, entretanto, idade e estado de saúde.

O Liceu Jardim, na Vila Guiomar, registrou seis suspeitas, todas descartadas. Já no Arbos, no bairro Jardim, o boato entre os pais não chegou a ser confirmado.

Conforme a Prefeitura de Santo André, o departamento de Saúde foi informado apenas pelo Liceu Jardim sobre “crianças com síndrome gripal, atendidas em serviços particulares e medicadas mediante teste rápido, que não identificou o subtipo viral”. A Prefeitura registrou 12 casos da Influenza e quatro óbitos neste ano (um em março, um em abril, um em julho e outro em agosto). No ano passado, foram 104 casos e 23 óbitos na cidade.

As demais cidades, com exceção de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, registraram, juntas, cinco casos de H1N1, sem vítimas fatais neste ano.

Apesar da preocupação, não há motivo para alarde, explica o infectologista e professor da Faculdade de Medicina da Unesp (Universidade Estadual Paulista) em Botucatu Carlos Magno Fortaleza. “As pessoas têm uma visão equivocada do que é o H1N1. Hoje é o tipo de gripe que mais circula. O que acontece é que em 2009, quando se descobriu o tipo, ele circulou de maneira mais intensa, causando pandemia. Com a exposição repetida de boa parte da população, a maioria das pessoas é mais resistente hoje.”

Conforme o infectologista, o vírus não se mantém no ar, ficando vivo por poucos segundos. A transmissão é feita por meio de mucosa. “A rotina pode ser retomada. É só ficar atento a uma boa higiene, que já elimina o vírus, e, caso as crianças apresentem algum sintoma de gripe, devem ser levadas ao médico”, disse o médico, que também destacou a importância da imunização.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;