Automóveis Titulo
Pressão dos pneus, manutenção e mudança de hábitos; aprenda a economizar combustível
Da Redação, com assessoria
Do Garagem360
16/10/2017 | 11:59
Compartilhar notícia


Em tempos de crise econômica no Brasil e no mundo, reduzir gastos é uma boa opção para não passar apertos. Para os motoristas, o combustível e a manutenção do veículo representa um gasto mensal considerável. O Cesvi/Mapfre (Centro de Experimentação e Segurança Viária) relacionou algumas atitudes que ajudam o motorista a economizar combustível.

LEIA MAIS: Etanol pode ser ainda mais econômico do que gasolina, diz pesquisa; saiba calcular
Cinco sinais de problemas no amortecedor

Pressão correta dos pneus
Pelo menos uma vez por semana, calibre os pneus do seu veículo. Fazendo isso, você diminui a inércia do automóvel e o pneu roda com menos dificuldade, reduzindo a força solicitada do motor e, consequentemente, o gasto de combustível.

Só leve o necessário no carro
É muito comum enchermos o carro com coisas que não utilizamos, como algum objeto esquecido no porta-malas. Tal atitude faz com que o carro fique pesado sem necessidade, exigindo mais força do motor (e mais combustível) para rodar. Deixe no carro somente o que for necessário.

Manutenção preventiva
Sempre faça as revisões necessárias do seu carro, pois um veículo com defeito mecânico tem a tendência de aumentar o consumo. É importante lembrar-se dos filtros de ar, óleo e combustível, por exemplo.

‘Banguela’ não diminui consumo
Um grande mito – que também é um hábito perigoso – é o de que a famosa “banguela” proporciona economia de combustível. Banguela é quando deixamos o carro em ponto morto nas descidas e o controlamos apenas com o freio. Esse costume, além de gerar um desgaste prematuro do sistema de freio, não reduz o consumo de combustível – e ainda pode aumentar os riscos de acidentes. A injeção eletrônica, que substituiu os antigos carburadores, é controlada eletronicamente e possui uma estratégia chamada cut-off: quando você está descendo com o carro engrenado e solta o pedal do acelerador, o módulo eletrônico entende que o automóvel está em desaceleração e corta o fornecimento de combustível ao motor, proporcionando uma economia considerável ao carro. Ou seja, você economiza mais com o carro engrenado do que em ponto morto.

Planeje a melhor rota ou peça carona
Atualmente, a tecnologia nos ajuda na hora de chegar ao nosso caminho. O mercado oferece aplicativos que traçam a melhor rota levando em conta o trânsito e a distância. E ainda podemos contar com programas de carona, nos quais você racha o combustível com alguém, o que, além da economia, pode render um bom bate-papo.

Bons hábitos ao volante
A melhor maneira de economizar combustível é estar atento à maneira de conduzir o automóvel. Trocar a marcha no tempo certo, não acelerar o carro em excesso, sempre manter a aceleração constante, evitar ficar freando de forma brusca, diminuir a marcha do veículo em desaceleração para ao chegar ao farol… A constância dessas boas práticas ao volante ajuda a economizar combustível e a aumentar a vida útil do seu carro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;