Economia Titulo
Supermercados vão abrir 20 mil vagas
Por Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
21/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Enquanto as gigantes supermercadistas Walmart, Grupo Pão de Açúcar e Carrefour acirram a disputa no mercado com forte expansão, as redes pretendem abrir ao longo deste ano pelo menos 20 mil vagas de empregos formais em todo o País com a abertura de centenas de pontos de venda.

Apenas o Pão de Açúcar, que anunciou ontem investimento de R$ 5 bilhões até 2012 para abrir 300 lojas, terá 40 mil vagas neste ano, sendo dez mil delas para colaboradores diretos, a maioria para a área de operações e outra parte para a administração. As seleções ocorrerão nos CATs (Centros de Apoio ao Trabalhador), CSTs (Centros de Solidariedade ao Trabalhador) ou no www.grupopaodeacucar.com.br/nossagente.

Segundo a companhia, é projetada a inauguração de cerca de 100 lojas nos formatos Extra Fácil (loja de conveniência), Extra Supermercado e o ‘atacarejo' Assai, além de postos de gasolina e drogarias. Ainda não foi divulgada previsão de unidades para o Grande ABC. Junto com a Casas Bahia, o grupo emprega 137 mil funcionários.

Para o professor de Administração Renato Ladeia, que ministra aulas no Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), as oportunidades em varejo são interessantes principalmente para os jovens, ainda sem experiência profissional ou desempregados. "Para quem busca uma carreira é mais atrativo um cargo gerencial", pontua.

O Walmart, que investiu em sete lojas na região em 2009, também abrirá dez mil vagas no decorrer deste ano para os 110 pontos de venda que planeja abrir. As lojas da bandeira TodoDia na Grande São Paulo têm 50 vagas o programa de formação de líderes ou trainee para gerente geral, encarregados de perecíveis, operações e mercearia.

As exigências são Ensino Médio completo, experiência em varejo e disponibilidade para mudar de cidade. Os interessados deverão enviar currículo até 1º de março para brchtdse@wal-mart.com.

No Grande ABC, a Coop (Cooperativa de Consumo), que planeja alcançar a marca de 50 lojas nos próximos três anos (atualmente são 29), também está recrutando funcionários. A quantidade de vagas não é revelada, mas a seleção acontece durante todo o ano.

A maior quantidade de postos disponível é para as funções de operador de caixa e atendente de loja. Já o Carrefour, não informou quantas contratações serão realizadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;