Cultura & Lazer Titulo
Estreantes e veteranos no Prêmio Jabuti 99
Do Diário do Grande ABC
25/04/1999 | 15:51
Compartilhar notícia


Entre 45 finalistas, foram anunciados na noite de sexta, na abertura oficial do Salao Internacional do Livro de Sao Paulo, os grandes vencedores do ano do Prêmio Jabuti 99. O júri, após selecionar três premiados em 15 categorias, divulgou os melhores livros de ficçao e nao-ficçao. Os dois vencedores receberam cada um R$ 12 mil e o título de Livro do Ano.

O Livro do Ano na categoria ficçao foi o romance "Cabra-Cega", do estreante Carlos Nascimento Silva, da editora Relume-Dumará. O Livro do Ano de nao-ficçao foi a biografia "As Barbas do Imperador - D. Pedro II, um Monarca nos Trópicos", de Lilia Moritz Schwarcz, pela Companhia das Letras.

Na categoria reportagem, o primeiro lugar foi para Luiz Maklouf Carvalho, com "Mulheres Que Foram à Luta Armada", da editora Globo. Em segundo lugar, ficou a colaboradora do jornal "O Estado de S.Paulo", Simonetta Persichetti, com o livro "Imagens da Fotografia Brasileira", e em terceiro, Alberto Guzik, crítico do "Jornal da Tarde", com "Paulo Autran, um Homem no Palco".

Participaram da premiaçao dois ministros de Estado: o da Cultura, Francisco Weffort, e o da educaçao, Paulo Renato Souza. Weffort destacou em seu discurso que, apesar da "pobreza e obscurantismo", há uma "tremenda ansiedade pelo livro no Brasil". Ele lembrou que, quando do lançamento, pela editora Globo, da série "Os Pensadores", o número um da série (Platao) vendeu 400 mil exemplares.

"Alguns amigos me disseram que é o gosto pela superfície, por ilustrar a sala de visitas", disse o ministro. "Eu nao creio nisso; eu creio que o povo sabe reconhecer onde está a verdadeira cultura e costuma ir em direçao a ela, embora nem sempre tenha meios".

A entrega por ordem de classificaçao dos três premiados em cada categoria revelou algumas "zebras" literárias. Na categoria Poesia, por exemplo, o favorito "Crisantempo" (editora Perspectiva), de Haroldo de Campos - que acaba de ganhar o Prêmio Octávio Paz, um dos mais importantes do mundo - perdeu o primeiro lugar para "Invençao do Mar" (Record), de Gerardo Mello Mourao.

Na categoria Ciências Humanas, Eduardo "Peninha" Bueno festejado autor de "A Viagem do Descobrimento" (Objetiva) perdeu o primeiro posto para Hilário Franco Júnior, autor de "Cocanha" (Companhia das Letras). Curioso notar também que, em sua própria categoria (Ensaio e Biografia), a grande vencedora da noite, Lilia Moritz Schwarcz, perdendo o primeiro lugar para "Os Males da Ausência" (Topbooks), de Maria José de Queiroz.

A veterana Tatiana Belinky, escritora de livros infantis levou o prêmio especial "Amigo do Livro". Bem-humorada, ela comentou que o prêmio "é um presente para comemorar os 80 anos que fiz ainda outro dia".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;