Cultura & Lazer Titulo Novela
Tudo por justiça
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
26/03/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


"Os fins justificam os meios?", questiona João Emanuel Carneiro, apropriando-se da famosa citação de Maquiavel, que agora serve de argumento para a novela "Avenida Brasil". A segunda incursão do autor na faixa das 21h estreia hoje, na Rede Globo.

Com direção de núcleo assinada por Ricardo Waddington, a atração tem a primeira parte ambientada na década de 1990 e centrada na história de Rita (Mel Maia). Aos 11 anos, a garota sofre golpe que deixará marcas por toda a vida.
Órfã de mãe, a menina é criada pelo pai Genésio (Tony Ramos) e pela madrasta Carminha (Adriana Esteves). Disposta a tudo pela ascensão social, Carminha faz planos contra o marido até tirar dele grande quantidade de dinheiro.

Ciente da real intenção da madrasta, Rita revela a descoberta ao pai. Revoltados, os dois tentam detê-la, mas Carminha consegue tirar o marido de seu caminho. Ele sofre acidente fatal ao ser atropelado pelo jogador de futebol Tufão (Murilo Benício), homem rico criado no fictício bairro suburbano do Divino.

Além de se livrar de Genésio, Carminha se vê cada vez mais perto de realizar o sonho de ser madame. Ela começa a se relacionar com o atleta Tufão, aclamado pela torcida, que obtém dinheiro depois de decidir uma final de campeonato.

Para não atrapalhar o relacionamento, Carminha abandona a enteada em depósito de lixo, onde viverá sob o controle de Nilo (José de Abreu) e dividirá a casa com outras crianças pobres.

Na casa da vizinha Lucinda (Vera Holtz) vive Batata (Eduardo Simões). O garoto convence a mulher apelidada de Mãe do Lixão a abrigar Rita ao vê-la enfrentar a difícil rotina na casa de Nilo. Os dois seguem caminhos diferentes, mas guardam na memória o forte sentimento que tiveram na adolescência. Rita é adotada por uma família de boa condição financeira e levada para a Argentina.

Na segunda fase da trama, passados 12 anos, Rita se transforma em Nina (Débora Falabella), mulher firme e preparada para as surpresas da vida. Disposta a acertar contas com Carminha, deixa para trás tudo o que conquistou no Exterior (um restaurante, um namorado e a família adotiva) e volta ao Brasil. Para entrar na casa de Tufão e Carminha, ela se passará por empregada doméstica prestativa e competente.  


QUEM É QUEM  

Rita (Mel Maia) / Nina (Débora Falabella na fase adulta)
Órfã de mãe, Rita é criada pelo pai Genésio e pela madrasta Carminha, que a abandona em lixão após a morte do pai. Posteriormente, é adotada por médico argentino. Troca o nome para Nina e volta ao Brasil 12 anos mais tarde para se vingar da ex-madrasta.  

Genésio (Tony Ramos)
Pai de Rita, é enganado por Carminha e atropelado por Tufão na Avenida Brasil.

Carminha (Adriana Esteves)
Mulher de Genésio que rouba todo o dinheiro do marido, larga a enteada em lixão e dá golpe em Tufão, com quem consegue casar.

Tufão (Murilo Benício)
Jogador de futebol que larga a noiva Monalisa (Heloísa Perissé ), uma cabeleireira paraibana, depois de conhecer Carminha.

Jorginho (Cauã Reymond)
Filho adotivo de Carminha e Tufão, é ex-morador do lixão onde Rita foi abandonada. Jogador de futebol que nunca conseguiu chegar à primeira divisão.  

Lucinda (Vera Holtz)
Conhecida como a "Mãe do Lixão", ajuda Rita a ser adotada.  


Nilo (José Abreu)
É vizinho de Lucinda e disputa espaço com ela. Cúmplice de Max e Carminha e algoz de Rita enquanto a garota mora no lixão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;