Cultura & Lazer Titulo Artes plásticas
Um tempo para a imagem

Nario Barbosa, fotógrafo do Diário, é selecionado para o
Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, em Sto.André

Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
26/03/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Profissional do Diário marcará presença no Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, realizado em abril. O fotógrafo Nario Barbosa está entre os selecionados da 40ª edição do prestigiado evento, que anunciou a lista com todos os escolhidos e já revelou os premiados.

Ele apresentará ao público projeto iniciado há dois anos que aborda sua visão sobre profissões que estão cada vez mais sendo esquecidas pela sociedade contemporânea. No caso, as duas imagens selecionadas pela curadoria revelam detalhes do trabalho de um homem e seu realejo e de amolador de facas. "São profissões antigas que estão sobrevivendo ali no cantinho das ruas. Acho importante resgatar essas figuras que, para mim, são verdadeiros heróis", diz o fotógrafo.

Para ir além do mero registro factual, Barbosa utilizou seus 20 anos de experiência na profissão para elaborar método bem incomum: ele colocou pó de ferrugem sobre as imagens para deixar tudo muito mais elaborado. "Também deixei as fotos expostas na madrugada para pegar a umidade do sereno. Como é algo que não tenho controle do que vai ocorrer, toda imagem acaba sendo única'', explica. "Quando achava que estava no ponto certo, tirava o excesso da ferrugem para ver como tinha ficado. A estética é bem diferente mesmo."

Natural de Aracaju, capital do Sergipe, ele está há 40 anos no Grande ABC. O morador de Santo André aproveita a vivência no fotojornalismo para analisar que o tempo é essencial em seu trabalho. "Se pararmos para pensar, esse projeto lida com três tempos diferentes: o do ato de fotografar, o de pegar a ferrugem e o de esperar durante toda a noite. É preciso ser paciente", afirma.

SALÃO
No total, 47 nomes farão parte do Salão de Arte, que terá abertura especial no salão de exposições do município no dia 12, a partir das 19h. Será possível encontrar representantes das categorias de desenho, pintura, escultura, gravura, instalação, fotografia, objeto, interferência e site specific (instalação criada especialmente para o ambiente). Nomes como Rodrigo Scotto Sassi, Evandro Batista Prado, Silvana Maria Camilotti, Jeferson Pereira Costa Santos e Andrea Hunziker Lellis foram avaliados pelo trio de curadores formado por Maria dos Anjos, Éder Chiodetto e Elvira Vernaschi.

Nario Barbosa não foi listado entre os 11 premiados - que levarão para casa valor somado de R$ 30 mil - mas terá a oportunidade de marcar seu nome na história do evento. "Sempre mandei trabalhos para o salão, mas nunca entrava. Acredito que agora fui selecionado por insistência", brinca. "O salão é muito respeitado na região e em todo o Estado. Sempre tem muita gente boa participando e queria fazer parte em algum momento."  

PREMIADOS

- Andrea Hunziker Lellis
- Cristiana de Freitas
- Fernando Ekman Simões
- Flávia Adriana Ferreira Kagueyama
- Gordana Manic
- Guilherme Callegari Melo
- Jeferson Pereira Costa Santos
- Ricardo Cesar Alves
- Vinicius Dias Oliveira de Almeida
- Vitor Mizael Rubinatti Dias

Prêmio Estímulo
- Alexandre Hipólito Ribeiro




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;