Internacional Titulo
Otan bombardeia depósito de combustíveis na Iugoslávia
Por Do Diário do Grande ABC
09/04/1999 | 11:03
Compartilhar notícia


Os avioes da Otan bombardearam nesta sexta-feira diversos locais estratégicos da Iugoslávia, entre eles um depósito de combustível e uma fábrica de armas, embora o governo iugoslavo tenha anunciado o fim das hostilidades em sua campanha de repressao à guerrilha de Kosovo. Também nesta sexta, o presidente cipriota interino, Spyros Kyprianou, continuou as gestoes para libertar três soldados americanos detidos na Iugoslávia.

Aumentaram as tensoes ao longa da fronteira da Iugoslávia com Albânia e Macedônia. As forças iugoslavas travaram um combate com guerrilheiros do Exército de Libertaçao de Kosovo na fronteira norte da Albânia, disseram observadores internacionais. A Macedônia informou que um de seus soldados foi morto na fronteira por disparos procedentes da Iugoslávia.

Também nesta sexta, dirigentes da Organizaçao do Tratado do Atlântico Norte, Otan, disseram que foram bem-sucedidos seus ataques a unidades da polícia sérvia e do exército iugoslavo em Kosovo, acusadas de atrocidades contra moradores de origem albanesa. ``Suas linhas de comunicaçao estao cortadas, suas áreas de concentraçao de veículos estao sob ataque, seu abastecimento está se esgotando e têm tido baixas', disse o general Charles Guthrie, chefe do estado maior militar britânico.

A última onda de ataques da Otan também atingiu fábricas militares, depósitos de combustíveis e instalaçoes de comunicaçoes. A agência de notícias iugoslava Tanjug informou que houve três explosoes durante o dia ao sul e a sudoeste de Pristina, capital de Kosovo. Pela primeira vez nao houve ataques aéreos à noite à cidade.

Spyros Kyprianou se reunirá ainda nesta sexta com o presidente Slobodan Milosevic, como parte de sua mediaçao pela libertaçao dos três soldados americanos capturados em 31 de março na fronteira da Macedônia. Antes foi visitar a cidade mineira de Aleksinac, onde um ataque da Otan matou 12 civis esta semana. Kyprianou, presidente do parlamento de Chipre e presidente interino do país, também pediu à Otan que respeite um cessar-fogo de Páscoa, mas a aliança se negou.

O presidente russo, Boris Yeltsin, advertiu nesta sexta a Otan a nao enviar tropas de infantaria à Iugoslávia para ``transformá-la em protetorado', acrescentando: ``Nao podemos permitir isso'. As gestoes diplomáticas da Rússia para pôr fim aos bombardeios foram até agora ignoradas pela Otan.

Em Belgrado, as autoridades confirmaram que mantêm em cativeiro dois funcionários australianos de agências de ajuda, desaparecidos há mais de uma semana. O governo da Austrália exigiu sua imediata libertaçao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;