Política Titulo
Dinah Zekcer diz estar mais forte em Sto.André
Matheus Adami
Especial para o Diário
10/04/2009 | 07:07
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


A vice-prefeita de Santo André Dinah Zekcer (PTB) afirmou que, ao acumular o posto de articuladora política do Executivo na Câmara Municipal - a pedido do prefeito Aidan Ravin (PTB) - fortaleceu-se ainda mais. Dinah, além de ser a segunda no comando da cidade, chefia a Secretaria de Governo, responsável pelo diálogo interno no Paço. "Acrescentou mais poderes. Saí fortalecida, com certeza".

Dinah isentou o também articulador político e chefe de gabinete do prefeito, Walter Roberto Constantino Torrado, o Beto Torrado, de culpa na demora em aprovar a reforma administrativa.

Coincidentemente, a peça foi aprovada na Câmara exatamente no dia em que Dinah foi escolhida para fazer a articulação política, em 24 de fevereiro. "Ele (Beto) estava sobrecarregado, com muito serviço. É assim, quando você reúne o pessoal é mais fácil, você mostra para eles, você explica. É o que sempre bati aqui, queria explicações", explicou Dinah, despistando sobre a "coincidência" na aprovação do principal projeto do Executivo até o momento.

Ao contrário de Torrado, que foi seriamente questionado pelos parlamentares, o nome de Dinah como articuladora agradou grande parte dos vereadores - incluindo oposicionistas - pelo fato de a vice-prefeita já ter integrado a Casa por quatro mandatos. "A gente tem uma convivência com os vereadores de muitos anos (16), então, a gente consegue conversar de uma forma mais amistosa. É conhecimento, nada mais do que isso", disse a vice-prefeita, admitindo que, em um primeiro momento, Aidan deve ter menos problemas em aprovar projetos na Câmara.

Após Dinah acumular a articulação política, o Executivo enviou para a Casa o projeto versando sobre a celebração de PPPs (Parcerias Público-Privadas). A matéria foi aprovada sem dificuldades para o Executivo, tendo votos favoráveis até mesmo dos seis vereadores petistas, opositores do governo Aidan Ravin.

Análises - A vice-prefeita afirmou que a ideia de "3º turno", que estaria ocorrendo no município por conta das atitudes do PT enquanto oposição, já foi superada. "Vou até dar um exemplo. Tivemos a inauguração do pinguinário e o João (Avamileno, antecessor de Aidan no Paço) estava lá. Eu achei muito elegante da parte do Aidan de convidar, e dele (Avamileno) de ir, pois foi quem começou a obra."

Questionada se a presença do ex-prefeito estava relacionada a eventual intervenção do governo em prol da aprovação das contas de 2006 do petista na Câmara, Dinah não respondeu a questão diretamente. "O PTB se posicionou (pela rejeição do relatório). Parece que outros partidos se posicionaram, mas não direcionados por nós. São os próprios partidos que estão orientando." (Supervisão Juliana de Sordi Gattone)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;