Setecidades Titulo
Um parque nascido, inicialmente, para os operários
Por Ademir Médici
do Diário do Grande ABC
02/04/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


O Parque Estoril nasceu como parque operário e seu primeiro nome foi Parque Municipal Rio Grande, obra da primeira gestão do prefeito Lauro Gomes (1951-1954). E nasceu polêmico, nos idos de 1953.

À época, vereadores questionaram o chefe do Executivo, entre eles Aldino Pinotti, que depois seria prefeito também. Queriam saber quais as causas do abandono em que estava o terreno destinado ao parque e se não seria oportuna a venda de tal imóvel, que reteve ponderável soma de arrecadação já por muito tempo, em detrimento dos contribuintes.

Lauro Gomes, aparentemente, deu de ombros. De próprio punho, despachou: “No dia 1º de maio (de 1954) poderá ser observado o que foi realizado no sentido de dotar São Bernardo de um parque operário, tão necessário à recreação e ao repouso dos trabalhadores”.

Foi mais longe o prefeito. Desafiou os vereadores: “Se preferirem verificar o que ali se está realizando, teremos imenso prazer em colocar à disposição dos interessados a condução necessária”.

Em janeiro de 1954, a Prefeitura de São Bernardo promoveu a visita do povo ao local. O parque estava em construção. Não foi inaugurado em 1º de maio, mas passou a ser frequentado, com regularidade, a partir de 20 de agosto de 1954, o segundo ano em que a cidade celebrou seu aniversário oficial.

À beira da Represa Billings, o parque recebeu o nome de Rio Grande, em alusão ao principal formador do manancial. Mas quando entrou em funcionamento toda a área pertencia ao Distrito de Riacho Grande – ‘Riacho’ para diferenciar do ‘Rio Grande’, hoje município de Rio Grande da Serra.

Os percalços iniciais foram vencidos. Vieram as novas administrações, umas investiram mais do que outras no Parque Estoril, que também se chamou Chico Mendes. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;