Memória Titulo
São Bernardo pode reviver 1924
Por Ademir Medici
11/03/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Em 1924 a população da Linha Jurubatuba, em São Bernardo, recepcionou o prefeito Saladino Cardoso Franco e sua mulher. O encontro foi no pátio da casa dos Breda, que ficava na atual Praça Giovanni Breda. Segundo o Museu de Santo André Octaviano Gaiarsa, o objetivo da visita foi manifestar ao prefeito o reconhecimento pelos relevantes serviços prestados a favor dos refugiados durante a revolução paulista daquele ano.

93 ANOS DEPOIS...

Neste sábado, a Paróquia São Benedito, do bairro dos Casa, pode repetir a festa de 1924, na reabertura solene da capela de Santo Antonio.

Descendentes dos antigos colonos permanecem em São Bernardo e os mais velhos, em especial, tem cada um uma ou mais histórias da capelinha dos Casa, que é o monumento histórico mais importante de toda a área entre a Via Anchieta e a Rodovia dos Imigrantes.

Reparem na foto da visita do Saladino as bandeirinhas decorando a casa dos Breda. Dia de festa. A mesma festa que se espera para logo mais, sob as bênçãos de Santo Antonio.

LEMBRANÇAS

Mencionar a Capelinha de Santo Antonio é me reportar há muitos anos passados, quando eu, criança, ficava encantada no dia do santo – 13 de junho.

Todos os anos mamãe Lidia nos levava (eu e minhas irmãs) para a missa. Primeiro, para receber o pão abençoado. E, depois, já do lado de fora do templo e, junto com outras crianças, receber um punhadinho de balas, debaixo dos arcos formados por bambus e bandeirolas de papel coloridos.

Como toda essa cerimônia foi marcante em minha infância. Era um misto de fé e encantamento.

Sua coluna me transportou para outra época... e foi bom demais...

Hilda Breda, de São Bernardo

Reabertura da capela Santo Antonio do bairro dos Casa

Quando: hoje, sábado, dia 11, às 17h.

Endereço: Estrada dos Casa, na bifurcação com Rua Leonardo Martins Neto.

Parte religiosa: missa presidida por dom Pedro Cipollini.

Parte recreativa: quermesse fora da hora.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 11 de março de 1987 – ano 29, edição 6387

Manchete – Tropas do Exército intervêm na Recap. Funcionários da Refinaria de Capuava, em Mauá, desistiram da vigília programada com a finalidade de reivindicar 51,19% de aumento, a título de reposição salarial.

Santo André – Oitavo Grupamento de Incêndio celebra 20 anos.

Em 12 de março de...

1917 – No caso da falência da São Bernardo Fabril, do Distrito de Santo André, esquenta a guerra pelos jornais. Eurico de A. Sodré, presidente da massa falida, rebate Spencer Vampré, advogado do Banco Comercial Franco-Brasileiro. Briga de gigantes e sem meias palavras. Escreve Sodré:

(...) o advogado exibicionista começou usando cartola para acabar usando secção-livre.

(...) toda essa montanha de insinuações brejeiras e de acusações injustas e descortezes, de cujo ventre, ao fim de tudo, exibirá, morfino e exausto, um camundongo ou uma rata.

Nota – Enquanto isso, a Ipiranguinha permanecia falida e com as portas fechadas. Tristeza em Santo André.

Santos do Dia

Constantino

Santos Rufo e Zózimo

Eulógio de Córdoba

Hoje

Dia Internacional das Vítimas do Terrorismo

Dia Mundial do Rim

Município Paulista

Angatuba. Fundado em 11-3-1862 e elevado a município em 1885, quando se separa de Itapetininga.

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 11 de março:

Em Alagoas, Chã Preta.

No Maranhão, Governador Eugênio Barros e Mata Roma.

No Paraná, Guaraqueçaba.

Em Santa Catarina, Ibirama.

Em Pernambuco, Jupi e Mirandiba

Nas Ondas do Rádio

Rádio ABC AM (1570) – Causas Nobres. Ao vivo, no estúdio, entrevista com Luiza Cândido Gentile, presidente da Associação Passo a Passo de Diadema. Produção: Luiz Carlos Gimenes; apresentação: Antonio Dalto. Hoje, às 10h.

Rádio Trianon AM (740); Universal de Santos (810) – Quinta Avenida. Em pauta os chamados discos da vitória, produzidos durante a Segunda Guerra Mundial. Esses fonogramas eram enviados aos soldados nos fronts de batalha da Europa e Pacífico, com a finalidade de elevar o moral das tropas.

Contém gravações com cantores, big bands, conjuntos vocais e orquestras sinfônicas e militares.

Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga. Hoje, às 19h. Pela internet: radiotrianon.com.br;

quintaavenida.mus.br e Scala 99 – grandeabcwebradio.com

Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Série comemorativa aos 80 anos da Rádio Bandeirantes, a serem completados em 6 de maio próximo. Serão 11 programas, até 13 de maio.

Programas serão recordados.

Apresentadores, locutores, narradores esportivos, repórteres e produtores que foram marcantes.

“O Hélio Ribeiro, pelo brilhantismo inovador de sua direção artística e por sua extraordinária capacidade de comunicação mereceu dois programas, o segundo irá ao ar neste final de semana”, informa o produtor e apresentador Milton Parron.

Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

Rádio ABC AM (1570) – Portugal Trilha Nova. Mais de meio século no ar (1966-2017). As mais belas canções portuguesas, por intérpretes de Portugal e do Brasil. E mais: notícias, futebol, histórias, memória. Produção e apresentação: Varela Leal, com Mimi Varela e Idalecio de Souza. Amanhã, do meio-dia às 14h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;