Economia Titulo Oportunidades
Centros públicos oferecem 176 vagas no Grande ABC

Mauá detém 61 oportunidades em aberto; entre
requisitos estão ter 2º grau completo e experiência

Por Gabriel Russini
Especial para o Diário
20/02/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Para quem está desempregado no momento e procura por emprego, pode encontrar boas oportunidades em alguns centros públicos da região. Ao todo, os CPETRs (Centros Públicos de Emprego, Trabalho e Renda) e os PATs (Posto de Atendimento ao Trabalhador) do Grande ABC estão disponibilizando 95 novos postos.

O destaque dessa semana é Mauá, onde 43 vagas estão sendo oferecidas, desse total, 20 vagas são apenas para trabalhar como auxiliar de limpeza. Já São Bernardo consta com 36 vagas em aberto, sendo que quatro estão sendo ofertadas para pessoas que possuem deficiência, três para operador de telemarketing e uma para auxiliar de confeitaria. Ribeirão Pires está com 16 vagas abertas no PAT.

Até o fechamento dessa edição, as cidades de São Caetano e Rio Grande da Serra não responderam se há ou não oportunidades disponíveis. Em São Bernardo, segunda cidade com mais vagas, os destaques são postos para atendente de farmácia e copeiro de hospital, ambas com dez ofertas.

É importante ressaltar que as vagas de emprego em Santo André não estão mais sendo captadas pelo CPTR desde o início do ano. Neste momento, o espaço (que está localizado no prédio da Prefeitura) está prestando atendimento ao trabalhador apenas no que diz respeito a confecção da carteira de trabalho e solicitação do seguro desemprego. Em nota, a Prefeitura afirma que o serviço, temporariamente suspenso, foi comprometido por questões financeiras durante a gestão passada e que será feita uma reestruturação para que o trabalho seja retomado futuramente.

A unidade de Diadema não funciona desde abril do ano passado por problemas de repasse de verba pelo governo federal.

REQUISITOS - Na maioria das vezes, as empresas exigem que as pessoas tenham o 2º grau completo, possuam experiência de pelo menos seis meses – no mínimo – na função em que deseja trabalhar e alguma qualificação para demais vagas, como por exemplo, curso para técnico e auxiliar de enfermagem ou eletricista. Mas isso não é uma regra, tudo varia de acordo com o contratante.

MAIS EMPREGO - Para essa semana, o Portal Mais Emprego, programa do governo federal gerenciado pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), está com 81 vagas em aberto na região. As cidades que constam com maior número de oportunidades são Santo André e São Bernardo, com 21 cada.

Em seguida estão Mauá, com 18; Ribeirão Pires, com 13; São Caetano, com sete, e Diadema, com apenas uma oportunidade. De acordo com o MTE, não há postos disponíveis em Rio Grande da Serra neste momento.

Vale lembrar que os centros públicos utilizam do mesmo sistema de compartilhamento de vagas do portal, fazendo com que algumas oportunidades sejam duplicadas, ou seja, significa que uma vaga que consta no Portal Mais Emprego pode aparecer nos centros municipais.

Os interessados nessas oportunidades devem comparecer às unidades com carteira de trabalho, RG e CPF, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Outra opção é se cadastrar pela internet por meio do site www.maisemprego.mte.gov.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;