Cultura & Lazer Titulo
Por todos os lados
Por Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
19/04/2011 | 07:17
Compartilhar notícia


A realização das ações culturais programadas para São Bernardo começa a tomar forma. A Prefeitura da cidade acaba de assinar com entidades diversos convênios para instalação de dez Pontos de Cultura (veja endereços abaixo) em diferentes pontos do município.

A decisão, esperada desde outras gestões, possibilita que agentes de variadas áreas - como teatro, dança, música e tecnologia - possam planejar o aumento das ações e maior participação dos munícipes nas atividades culturais.

Cada entidade integrante do Ponto de Cultura receberá pelos próximos três anos investimento de R$ 180 mil para contratação de monitores, compra de equipamentos e qualificação de profissionais, entre outras despesas. Os espaços irão trabalhar nas propostas apresentadas ao MinC (Ministério da Cultura) e à administração municipal.

O total de R$ 1,8 milhão destinado ao projeto terá metade da verba revertida pelo governo federal e o restante pela administração municipal. As atividades têm a gestão compartilhada entre São Bernardo e a sociedade civil organizada.

BENEFICIADOS
Um dos beneficiados foi Marcelo Carlos Soares de Azevedo. Ele pretende passar para o máximo de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade da cidade tudo o que aprendeu na adolescência com a prática do skate. Há seis anos com a ONG Skate Solidário, Azevedo contratará oficineiros, comprará máquinas fotográficas e outros materiais para ajudar na formação cultural de crianças e adolescentes de 8 a 15 anos. "O skate é um atrativo importante que temos para trazer as crianças para que elas se interessem também por rodas de literatura, oficinas de artes visuais, música, teatro e idiomas", explica.

A perspectiva de aumentar o número de monitores para formação de artistas é o desafio do Ponto de Cultura Consorte, que há sete anos realiza atividades no bairro dos Casa. "Não buscamos formar apenas grupos, mas artistas individualmente, dando a eles a opção de aprender conteúdos que contextualizem o perfil atual do profissional", explica o representante da ONG de Artistas de Teatro de São Bernardo, Pedro Eduardo da Silva.

No projeto desse Ponto de Cultura, 30% da verba serão destinados para a compra de equipamentos de iluminação, filmagem e material didático para as aulas. Outro montante do recurso será destinado para a contratação de arte-educadores.

Lista dos Pontos de Cultura de São Bernardo

Ponto de Cultura Clube do Choro de São Bernardo
Tem a missão de pesquisar, ensinar e divulgar a música popular brasileira
Praça Nossa Senhora de Fátima, 30 - Vila Marlene
Telefone.: 4121-7559

Ponto de Cultura Centro de Cultura do Hip Hop de São Bernardo
Atende crianças de 7 a 24 anos em situação de vulnerabilidade oferecendo oficinas de hip hop, incluindo também dança de rua, MC, D e Grafite.
Rua Cabral da Câmara, 10 - bairro Nova Calux
Telefone.: 2374-8719

Ponto de Cultura João Santiago
O projeto visa criar um jornal comunitário a partir da formação cultural da comunidade.
Rua Ponta Grossa, 1 - Jardim Represa
Telefone.: 4357-2738

Ponto de Cultura Filme-se
A Associação Promotora de Atividades Culturais Educacionais e Sociais fará a inserção de temáticas de cidadania, sustentabilidade e direitos humanos para a comunidade do Alvarenga.
Rua Lago da Mangueira, 135 - Jardim do Lago
Telefone.: 4337-9175

Ponto de Cultura Gerar Arte
Espaço cultural de lazer e convivência. Desenvolverá atividades de inclusão social.
Rua Baobas, 13 - Jardim Ipê
Telefone.: 4104-4324

Ponto de Cultura Fôrma e Música
Focará o desenvolvimento musical de jovens e adolescentes, através de oficinas de violão, percussão, harmonia e ritmo.
Avenida das Rosas, 304 - Jardim Maria Cecília
Telefone.: 4338-2198

Ponto de Cultura Consorte
Estimulará a produção de artes cênicas na região e o trabalho de formação vocacional.
Avenida Capitão Casa, 1.493 - Bairro dos Casas
Telefone.: 6677-1577

Ponto de Cultura Casa do Skate
Trabalha com a ideia de fazer o intercâmbio entre a cultura e os esportes radicais.
CF160Rua Doutor Cincinato Braga, 278 - bairro Planalto
Telefone.: 3412-8808

Ponto de Cultura Eureca
Desenvolve atividades culturais lúdicas com meninos e meninas de rua. São oferecidas oficinas de áudio e vídeo, percussão e dança.
Rua Jurubatuba, 1.610 - Centro
Telefone.: 4339-1476

Ponto de Cultura Esperança Viva
Oferece capoeira, judô, balé, alfabetização, além de apresentações culturais de artistas locais.
Avenida Jardim, 125 - Vila Esperança
Telefone.: 4235- 1601




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;