Política Titulo Acordo em negociação
Sardano é sondado para assumir Segurança e ‘resgatar’ Pinchiari

Petebista reeleito assumiria Pasta e abriria vaga para primeiro suplente

Por Vitória Rocha
Especial para o Diário
04/12/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


O prefeito eleito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), articula a possibilidade de o vereador reeleito Edson Sardano (PTB) assumir a Pasta de Segurança e, dentro desta construção, abrir vaga na Câmara para o primeiro suplente e hoje parlamentar Marcos Pinchiari (PTB), cumprindo acordo preestabelecido antes do período eleitoral.

O acerto estaria nas mãos do próprio PTB, que fez duas cadeiras na Casa: Sardano e Lucas Zacarias, filho do vice-prefeito eleito, Luiz Zacarias. Lucas deve se manter no Legislativo. A incumbência é entrar em consenso num plano para ‘resgatar’ Pinchiari – ou até mesmo içá-lo a uma secretaria. Seu nome é cogitado para o comando da Pasta de Cultura. Pinchiari concordou no começo do ano em deixar o Pros, legenda que ficou no arco do prefeito Carlos Grana (PT), e migrar para o PTB na promessa de a sigla eleger três nomes, caso contrário, encontraria alternativa se, de fato, o projeto tucano saísse vitorioso.

Sardano já comandou a Pasta de Segurança durante a gestão de Celso Daniel (PT, morto em 2002). Após ser reeleito em outubro, o vereador citou, em algumas ocasiões, interesse em ser presidente do Legislativo, só que já tem mudado o tom e ponderado sobre modificações no plano por projeto coletivo. “Isso (de ocupar ou não secretaria) é decisão do prefeito. Não é minha vontade, mas projeto coletivo está acima do que eu quero”, alegou Sardano, negando que tenha havido conversas sobre o assunto com o tucano nos últimos dias. “Estou postulando a presidência da Câmara, mas não estou me movimentando. Os outros vereadores sabem do meu desejo de ser presidente. De qualquer forma, meu projeto pessoal não estará acima do projeto do grupo.”

Da mesma forma, Pinchiari rechaçou que haja articulações neste momento. Reafirmou desejo de estar no grupo tucano. “Independentemente do espaço que eu tiver no governo do Paulinho, meu projeto político é ao lado dele pelos próximos oito anos”, disse.

O diálogo entre PTB e PSDB segue semanalmente para chegar a veredicto. Certo é que o prefeito eleito já sinalizou que antecipará o anúncio de parte do secretariado para o dia 12 de dezembro. Há, pelo menos, quatro nomes dados como certos para ocupar o primeiro escalão tucano: Leandro Petrin (Governo), Donizeti Pereira (PV, Meio Ambiente, a ser criada), Ailton Lima (SD, Desenvolvimento Econômico e Urbano) e Dinah Zekcer (PTB, Educação). Paulo Serra não foi localizado para comentar o caso.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;