Diarinho Titulo
Por que os avós esquecem?
Por Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
28/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


 

É natural em qualquer idade esquecer de fazer algo, o nome de uma pessoa, entre outras coisas do dia a dia. Todos passam por isso. Mas a partir dos 50 anos, devido ao processo de envelhecimento, torna-se mais frequente. É mais comum não se lembrar de onde se guarda determinado objeto, trocar os nomes. Mas isso só acontece de vez em quando.

O esquecimento pode se agravar quando o idoso (em geral com mais de 80 anos) não consegue mais fazer tarefas sozinho, tornando-se dependente de outras pessoas. Sempre esquece de tomar remédio na hora certa, não dá conta de cuidar da casa e do dinheiro, perde-se quando sai sozinho, não sabe em que ano está e chega a não reconhecer familiares.

Nesse caso, é sintoma de alguma doença - existem muitas - que atinge a memória (onde ficam todas as informações que adquirimos ao longo da vida). Todas afetam o cérebro, por isso, além do esquecimento, mudam o comportamento do idoso, que parece voltar a ser criança. Apesar dos remédios, a ciência ainda não descobriu a cura.

Quem tem avó ou avô assim chega a imaginar que eles não gostam mais de ninguém. Mas o doente não tem controle sobre isso, não sabe o que está fazendo. É preciso ter muita paciência e tentar ajudá-lo. Você pode, por exemplo, desenhar junto com ele, brincar com quebra-cabeça ou massinha de modelar, ler um livro e convidá-lo a ver um filme legal na TV.

Consultoria de Cláudia Cristina Ortiz Arini, geriatra do Centro de Referência da Terceira Idade de São Caetano




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;