Memória Titulo
Hoje é o aniversário do São Caetano pernambucano
Por Ademir Medici
11/09/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


“São Caetano, como município, foi instalado em 1º de janeiro de 1949, em solenidade presidida por Carlos Pezzolo, funcionário da Prefeitura de Santo André, que representou o prefeito Antonio Flaquer. O novo município ganhou um apêndice no nome: ‘do Sul’, para diferenciá-lo de um município homônimo existente em Pernambuco. Foram apresentadas duas propostas de apêndices à Sociedade Amigos de São Caetano. A outra era São Caetano ‘Paulista’.
Cf. escrevemos no livro Migração e Urbanização (Editora Hucitec, PMSCS, 1993, p. 86, no capítulo Gringos e Nordestinos).


O São Caetano de Pernambuco já se chamou São Caetano da Raposa. Hoje, ainda, é chamado de São Caitano. E seu padroeiro é o mesmo do São Caetano do Grande ABC, o Di Thiene. O São Caetano nordestino celebra seu aniversário em 11 de setembro. É que nesta data, em 1928, ele foi elevado a município, desmembrando-se de Caruaru.

Por isso, quando o nosso São Caetano conquistou sua autonomia, em 1948, precisou acrescentar o ‘do Sul’ ao nome.

HISTÓRIA
A história oficial do São Caetano de Pernambuco é assim sintetizada pela municipalidade local:
n Em 1838, vindo da cidade dos Bezerros, deste Estado, o senhor José Pedro de Pontes estabeleceu-se no local onde hoje se encontra a sede municipal.

Logo no ano seguinte ergueu uma igreja sob a invocação de São Caetano. Foi doado um terreno de 800 braças, denominado Brejo do Coelho, com uma engenhoca de cana e muitas cabeças de gado.
n A partir daí, desenvolveu-se a povoação em redor da igreja, de forma que, em 1844, foi criada a Freguesia de São Caetano e instituído o distrito do mesmo nome, pertencente ao município de Bezerros.

LOCALIZAÇÃO

São Caetano fica entre Caruaru e Tacaimbó, no final do trecho duplicado da BR-232, a 157 quilômetros da capital Recife.

Faz divisa com Brejo da Madre de Deus, Caruaru, Belo Jardim, Tacaimbó, Altinho e Cachoeirinha. São nomes muito comuns no Grande ABC, com vários filhos nascidos nestas cidades e que, um dia, descobriram a nossa região em busca de trabalho.

POPULAÇÃO
Dados do IBGE informam que São Caetano possuía, em 2013, 36.485 habitantes.

ARQUITETURA
A área central do São Caetano nordestino possui imóveis com fachadas em estilo eclético. São várias as construções preservadas do fim do século 19 e início do século 20.

MUSEU
Como o seu xará do Sul, São Caetano possui um museu. Diz a prefeitura: é o segundo maior museu no que se refere à história do sertão do Brasil, reunindo elementos históricos e culturais da zona da mata, agreste e sertão nordestino.

CIDADES IRMÃS
Pelo nome, pelo padroeiro, os dois São Caetano brasileiros bem que poderiam estabelecer um tratado de irmandade, para troca de informações, para um belo agito cultural. Está aí uma pauta a quem de direito.

CULTURA NORDESTINA
E atenção: a São Caetano ‘do Sul’ está divulgando a sua 4ª Festa da Cultura Nordestina, em 17, 18, 23, 24 e 25 deste mês, no Espaço Verde Chico Mendes. Vai ter: variada cozinha nordestina (hoje patrimônio nacional), forró, teatro de mamulengos, repentistas.
O Nordeste está aqui, nós estamos lá no Nordeste. Como é rica a etnia brasileira.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 11 de setembro de 1986 - ano 29, edição 5235
Manchete – Bancários aceitam proposta do TRT mas param hoje
Municípios – Bancos isentam as prefeituras da cobrança de taxas remuneratórias.
São Bernardo – Prefeitura processa Estado por poluição da Billings.
n Executadas obras de contenção e retificação das margens do Córrego dos Meninos, lado de São Bernardo, no Jardim Três Marias.
Informática (Ivone Santana) – Técnicos divergem sobre uso doméstico dos micro.
Polícia – Inspetor de quarteirão morto a tiros na Vila Ferreira, em São Bernardo.

News Seller há 50 anos

Domingo, 11 de setembro de 1966 – ano 9, edição 436
Manchete – Emoção e pranto no enterro do advogado José Lima dos Santos, assassinado por gangsters em São Caetano
Ciclismo – Clube Atlético Pirelli conquista o Campeonato Paulista. Técnico: José de Carvalho; diretor: Nilo Luchetti; atletas: Rui Campos, Gilberto Guerra, Roberto Simonetti, Francisco Nóbrega, Augusto Marques, Domênico Colotta e Luciano Barsocchi.

Em 11 de setembro de...

1916 – A guerra. Do noticiário do Estadão: internamento das crianças francesas na Holanda.
1951 – Preso o vereador Antonio Refinetti, médico de Santo André. Acusação: Refinetti estaria participando de campanha mural de caráter subversivo ao lado de antigos comunistas.
O fato mobilizou seus companheiros de Câmara. Uma comissão foi constituída para, em nome do Legislativo, prestar a Refinetti assistência jurídica.
1966 – Tuca (Teatro da Universidade Católica) apresenta Morte e Vida Severina no Ginásio Lauro Gomes, em São Caetano. Com esta peça, o Tuca havia vencido o Festival Mundial de Teatro Universitário na França.
1976 – Prefeitura de São Bernardo inaugura o Núcleo de Educação Infantil de Vila Tereza.
2011 – Trezentos veículos colidem no km 41 da Rodovia dos Imigrantes, em São Bernardo, num engarrafamento sem precedentes.

Santos do dia

João Gabriel Perboyre (França, 1802 – China, 11-9-1840). Padre. Professor e diretor nos seminários vicentinos de Paris. Seu desejo era ser um missionário na China. Depois de várias tentativas, conseguiu chegar à China. Viveu disfarçado, pois a presença de estrangeiros era proibida por lei. Acabou denunciado, preso e estrangulado.
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CssR.

Municípios brasileiros
Celebram seus aniversários em 11 de setembro:
Em Pernambuco, Agrestina, Araripina, Arcoverde, Belo Jardim, Cabrobó, Carpina, Catende, Custódia, Flores, Jurema, Lagoa dos Gatos, Macaparana, Maraial, Moreno, Orobó, Ribeirão, São Caitano, São Joaquim do Monte, Serrita, Surubim, Vertentes e Vicença.
No Espírito Santo, Ibiraçu.
Em Santa Catarina, Irani e Jaborá.
Em Minas Gerais, Itaú de Minas.
No Ceará, Jaguaruana.
No Mato Grosso, Jangada. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;