Cultura & Lazer Titulo
Dirk Bogarde morre aos 78 anos
Do Diário do Grande ABC
09/05/1999 | 15:41
Compartilhar notícia


Ele tinha talento suficiente para interpretar personagens moralmente ambíguos (nos filmes de Joseph Losey e Luchino Visconti) e outros de grande integridade (O Homem de Kiev, de John Frankenheimer). No sábado, Dirk Bogarde (foto) morreu em Londres, de um ataque do coraçao. Tinha 78 anos.

Por seus papéis nos filmes de Losey e Visconti, Bogarde ocupa um capítulo importante da história do cinema. Com Losey, foram cinco filmes: O Monstro de Londres, que o cineasta, por estar na lista negra do macarthismo, assinou como Victor Hambury, O Criado, Modesty Blaise, King and Country e Estranho Acidente. Com Visconti, dois: Os Deuses Malditos e Morte em Veneza.

Gala nos anos 50, assumiu seu homossexualismo quando fez Meu Passado me Condena, no começo dos 60. O filme de Basil Dearden, sobre um gay que é chantageado, teve um impacto tao grande que levou a um abrandamento das leis sobre homossexualismo na Inglaterra (que ainda eram as mesmas que haviam crucificado Oscar Wilde).

Um de seus maiores sucessos de público foi com o filme O Porteiro da Noite, de Liliana Cavani, em que protagonizou tórridas cenas de sexo com Charlotte Rampling, num estudo sobre sadomasoquismo na época do nazismo.

Bogarde abandonou o cinema em 1977. Ficou 12 anos afastado das telas e entao voltou em Daddy Nostalgia, de Bertrand Tavernier, que foi seu último filme (em 1990). Nos anos 80, dedicou-se à literatura, escrevendo vários romances e três volumes de memórias que levaram os críticos a dizer que o grande ator era também um grande escritor, comparado até a Graham Greene.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;