Política Titulo
Greenhalgh inicia busca por votos pelo Nordeste
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
14/01/2005 | 14:31
Compartilhar notícia


O candidato escolhido pelo PT para concorrer à presidência da Câmara, deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (SP), realiza nesta sexta-feira sua primeira viagem em busca de votos. Pela manhã, o provável sucessor de João Paulo Cunha (PT-SP) se reuniu com a bancada federal de Sergipe. No entanto, ainda hoje, ele conversará com as bancadas federais no Piauí e no Ceará.

A 'peregrinação' de Greenhalgh é encarada com seriedade pela cúpula petista em virtude da força que a candidatura 'avulsa' de Virgílio Guimarães (PT-MG) vem apresentando. Na última terça-feira, uma pesquisa realizada pelo Instituto Sensus mostrou que boa parte dos deputados apoiariam Virgílio caso o pleito para a escolha do novo presidente da Câmara – neste estudo a banca do PT (90 parlamentares) não foi consultada.

Na segunda-feira, os coordenadores da campanha e Greenhalgh se reúnem para definir os outros Estados que serão visitados. Existe a possibilidade de o Movimento Câmara Forte, que apóia a candidatura de Guimarães, lançar oficialmente na terça-feira a candidatura do parlamentar mineiro. Para o líder do governo na Casa, deputado Professor Luizinho (PT-SP), Virgílio Guimarães precisa de tempo para refletir sobre a candidatura.

"Eu tenho convicção de que ele está fazendo com firmeza e determinação essa sua reflexão e está levando em conta a opinião de todos nós de que é muito importante para ele e para o PT que ele se some à decisão já tomada por nossa bancada de garantirmos a eleição de Greenhalgh", declarou Luizinho.

Correndo por Fora - Está também na disputa pela presidência da Câmara o líder do PFL, deputado José Carlos Aleluia (BA), que já iniciou sua campanha. Aleluia defende uma plataforma pautada pela independência da instituição com a valorização dos deputados. "Fazer com que a imagem dos deputados seja fixada como a de pessoas que trazem idéias novas e não estão aqui apenas para dizer amém para o Planalto", afirmou. O líder assegurou que "não abre mão de sua candidatura" e vai fazer sua campanha sozinho. "Não sou candidato do PFL. Sou independente do PFL, mas sei que a maioria dos parlamentares vai me apoiar", disse.

Senado - No Senado, um acordo anunciado nesta semana pelo presidente da Casa, senador José Sarney (PMDB-AP), poderá permitir a eleição do atual líder do PMDB, senador Renan Calheiros, para a presidência. Na próxima semana, de acordo com Sarney, ele e o senador alagoano vão se reunir com o presidente Lula para definir a participação do PMDB no governo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;