Política Titulo
Liderança tucana é definida
Por Das Agências
21/02/2001 | 00:15
Compartilhar notícia


Os caciques tucanos apelaram para o espírito de unidade do partido e conseguiram debelar a divisão interna na disputa pela liderança do PSDB na Câmara. O deputado Jutahy Júnior (BA) foi escolhido terça por aclamação o novo líder na Câmara, depois que o deputado Nárcio Rodrigues (MG) abriu mão da candidatura para assumir a primeira vice-liderança do partido na Casa. As resistências a Jutahy Júnior foram vencidas pelo presidente da Câmara, Aécio Neves (MG), e por interferência do próprio Palácio do Planalto.

O governador do Ceará, Tasso Jereissati, também já tinha deixado claro na semana passada que não iria vetar o nome de Jutahy, apesar das diferenças internas entre os dois, e orientou os tucanos cearenses a apoiar a candidatura do deputado baiano. “O Ceará me apoiou e jamais faria isso sem o consentimento do governador, se isso fosse um desconforto para ele”, argumentou Jutahy. O apoio do governador de São Paulo, Mário Covas, também foi fundamental para escolha do novo líder, que fez questão de citar o governador paulista em seu discurso de agradecimento.

Para eleger Jutahy Júnior, o presidente da Câmara interferiu diretamente no processo, conversando diversas vezes com Nárcio Rodrigues. O deputado mineiro, na iminência da derrota (seus cálculos apontavam ter 42 dos 105 votos da bancada tucana), negociou posições estratégicas do partido na Câmara, como a relatoria do Orçamento Geral da União ou a presidência de uma comissão permanente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;