Cultura & Lazer Titulo
Amalia Rodrigues contribuiu com PC durante a ditadura
Do Diário do Grande ABC
07/10/1999 | 10:31
Compartilhar notícia


Amalia Rodrigues, a Voz do Fado, que morreu na quarta-feira em Lisboa aos 79 anos de idade, contribuiu clandestinamente com recursos para o Partido Comunista Português (PCP) durante a ditadura salazarista, da qual era considerada um dos principais símbolos.

A ajuda financeira da cantora ao PC português foi revelada pelo escritor José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura e membro do Partido Comunista, e confirmada nesta quinta-feira em Lisboa pelo secretário geral do PCP, Carlos Carvalhas.

Entrevistado em Paris, onde foi condecorado ontem com a Legiao de Honra Francesa no grau de oficial, sobre os vínculos de Amalia Rodrigues com o regime salazarista, Saramago declarou: ``A realidade é muito mais complexa do que isso. Hoje posso dizer que ela ajudou financeiramente o Partido Comunista Português nos tempos da clandestinidade'.

``Eu sabia disso, mas somente agora José Saramago considerou que podia ser revelado', declarou Carvalhas, acrescentando que ``o PCB jamais divulga quem ajuda o partido'.

``Nao sei se foi muito ou pouco dinheiro, disso nao tenho a menor idéia, mas sei que Amalia era generosa com o partido', acrescentou o secretário geral.

Depois da Revoluçao dos Cravos de 1974, Amalia Rodrigues foi criticada por ter servido de porta-estandarte do regime salazarista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;