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Reclamações contra os bancos disparam 52,9% em julho
Tauana Marin
Especial para o Diário
14/09/2007 | 07:11
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As reclamações contra as instituições financeiras cresceram 52,9% em julho, se comparadas ao mesmo período do ano passado. É o que revela pesquisa do Banco Central.

Já com relação ao penúltimo balanço (em abril foram registradas 405 queixas), o crescimento foi de 137%.

O atendimento prestado pelas instituições registrou 958 queixas e os problemas com os fornecimentos de documentos (764) lideraram o ranking das principais queixas. Dentre as instituições com mais de um milhão de clientes, o conglomerado Santander Banespa apontou 308 reclamações, tendo o maior índice de reclamações, entre 11 bancos do País. O HSBC aparece em segundo lugar, seguido pelo Real, Nossa Caixa e Unibanco.

Segundo o levantamento do BC, o número de reclamações somou um total de 3.140, entre os bancos com mais de um milhão de clientes. Em 2006, no mesmo período, foram 2.053 queixas.

Tarifas bancárias - As queixas sobre as tarifas bancárias também cresceram. No mês de julho de 2006 foram feitas 116 reclamações. Esse índice subiu 29%, no mesmo período desse ano. Foram 150 queixas.

É por esse motivo que a Andif ( Associação Nacional de Defesa dos Consumidores do Sistema Financeiro) apóia a iniciativa do governo federal de adotar uma nova medida que “fiscalize” a atuação das instituições financeiras.

A entidade propõe a criação de uma comissão, formada por representantes de entidades de defesa dos consumidores independentes, bancos, Ministério da Justiça e o governo federal. “Estipular um limite para as taxas e tarifas não basta. É preciso fiscalizar. Por isso estamos propondo a criação dessa comissão”,diz o presidente da Andif, Donizete Píton.

Contrapartida - A partir de terça-feira, dia 18, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) vai disponibilizar em seu site (www.febraban.org.br), o serviço Star (Sistema de Divulgação de Tarifas de Produtos e Serviços Financeiros). Trata-se de um sistema que permitirá aos correntistas e usuários de serviços dos bancos a realização de consultas as tarifas dos dez principais bancos do País.

No início serão disponibilizados 46 serviços com nomenclaturas padronizadas. “Queremos transparência e dar opção de escolha aos clientes”, diz o diretor Mário Vasconcelos.




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