Cultura & Lazer Titulo
Claudio Feldman ganha exposição
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
01/09/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Edmilson Magalhães/DGABC


Lirismo rima com bom humor na prosa e nos versos do escritor Cláudio Feldman, homenageado na exposição "Meio Século Literário na Terra de João Ramalho", que entra em cartaz amanhã, às 19h, no Museu de Santo André.

A mostra, que tem entrada franca e pode ser visitada até 28 de outubro, conta com os 44 títulos escritos pelo autor. Há também fotografias, textos publicados em periódicos nacionais - entre eles o News Seller, primeiro nome do Diário -, além de correspondências com outros escritores, como Mário Quintana.

Em cinco décadas de atividade profissional, Feldman transitou com facilidade por diversos gêneros literários, como a poesia e as obras infantis. Entre os livros que escreveu para crianças estão Papéis Achados na Bolsa de um Canguru e A Baleia, ambos exemplares de estilo lírico e irreverente.

"É algo totalmente aleatório. Há momentos em que só escrevo poesias e outros em que faço prosa. Atualmente, por exemplo, estou escrevendo um livro que mistura ficção e lembranças de viagens que fiz pelo interior do Brasil", explica o escritor.

Nascido em Bauru, interior do Estado, em 1944, ele se mudou com a família para Santo André na adolescência. Na época, começou a escrever poemas.

"Sentia falta de Bauru. Chorava muito e fiz até tratamento psiquiátrico. O psiquiatra recomendou que eu começasse a escrever sobre essas coisas", conta.

Em 1986, o autor publicou Navio na Garrafa, compilação de haikais (estilo criado no Japão e caracterizado por poemas curtos).

OUTRAS LINGUAGENS - Filho do cineasta e fotógrafo Aron Feldman (1919-1993) - filiado ao gênero marginal -, o escritor também dialogou com outras linguagens artísticas.

Atuou como ator em produções do pai, comerciais de TV e participou de mostras de artes visuais. "Essa exposição no Museu representa muito para mim. É resultado de meio século de minhas lutas pela cultura no Grande ABC."

Meio Século Literário na Terra de João Ramalho - Exposição. Amanhã, às 19h. Segunda a sexta, das 8h30 às 16h30. Sábados, das 9h às 14h30. No Museu de Santo André - Rua Senador Flaquer, 470. Tel.: 4438-9111 Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;