Economia Titulo
Bovespa cumpre tabela e tem alta de apenas 0,27%
Por
11/09/2010 | 07:08
Compartilhar notícia


O último pregão da semana na Bovespa foi marcado pela apatia. O índice à vista teve ligeira alta, de 0,27%, para 66.806.79 pontos, o que significa que o mercado praticamente não saiu do lugar nesta semana encurtada por feriados no Brasil e Estados Unidos. O Ibovespa andou apenas 0,19% na semana, registrando em setembro valorização de 2,55% e queda de 2,60% no ano. "A Bolsa está cumprindo tabela", resumiu um operador, referindo-se ao fraco desempenho dos últimos dias, que pode ser medido também pelo giro financeiro que somou R$ 4,6 bilhões.

A queda da ações da Vale e do setor siderúrgico reprimiram valorização maior da Bolsa, refletindo a preocupação dos investidores com a demanda chinesa por minério de ferro e a possibilidade de aumento de juro na China para frear a economia.

Os papéis ligados ao complexo metais foram prejudicados pela queda de 13% nas importações de minério de ferro pela China em agosto ante julho. Pesa ainda a notícia de que a mineradora brasileira reduziu os preços dos contratos do minério de ferro para as siderúrgicas chinesas em cerca de 10%, segundo o jornal Xinhua Economic Information Daily. A anglo-australiana BHP Billiton reduziu o preço de seus contratos do quarto trimestre em torno de 10%, enquanto a Rio Tinto anuncio corte de 13%.

CÂMBIO
O dólar fechou ontem a R$ 1,7200, na menor cotação do ano e igual à registrada em 4 de janeiro. Em baixa pela quarta sessão seguida, a moeda norte-americana acumulou queda na semana de 0,75%, a despeito de o Banco Central ter retomado na quarta-feira a estratégia de realizar dois leilões diários de compra da moeda, num esforço para estancar a valorização do real. O BC vinha realizando apenas um leilão diário desde 3 de maio. No mês, a moeda norte-americana recua 2,05% e, no ano, 1,32%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;