Economia Titulo
Brasil tem a 4ª previdência mais cara entre 49 países
Por
07/09/2007 | 07:02
Compartilhar notícia


Levantamento do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostra que as despesas anuais com aposentadorias e pensões consomem 11,7% do PIB. Deste percentual, sete pontos vêm do INSS e os quase cinco restantes, do serviço público. O estudo, que compara 49 países, comprova que o Brasil está no topo da lista dos maiores gastadores com Previdência Social.

Embora seja um país de população mais jovem e mais pobre, o Brasiltem despesas maiores do que Itália, Alemanha, Suécia e outros países desenvolvidos.

“O Brasil é um país emergente com gasto de rico” conclui o pesquisador Marcelo Abi-Ramia Caetano, que divide a autoria do estudo com Rogério Miranda. O ranking foi inicialmente feito com 113 países e o Brasil ocupou a 14ª posição na relação entre os gastos previdenciários e PIB, em termos absolutos.

Por causa de eventuais distorções, provocadas por características diversas entre os países – como alíquota de contribuição cobrada, exigência ou não de idade mínima para aposentadoria etc –- os pesquisadores utilizaram uma fórmula de cálculo que eliminou as diferenças.

A amostra acabou reduzida a pouco mais do que a metade, devido à falta de disponibilidade de dados em todos os quesitos para todos os países. “A posição mais elevada no ranking indica tão-somente que o país gasta muito, dadas as diversas variáveis utilizadas para a análise”. diz.

Neste novo ranking, o Brasil subiu para o quarto lugar entre os maiores gastadores, atrás apenas de Uruguai, Suíça e Nigéria, países conhecidos pela pesada carga fiscal imposta pela previdência. Poderia ser uma boa notícia, um sinal de abrangência e evolução do sistema previdenciário brasileiro. Mas ao contrário, expõe uma situação na qual as despesas não são condizentes com a realidade do País.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;