Política Titulo São Caetano
Velha-guarda do Psol manobra, vence prévias e racha o partido
Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
28/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


A velha-guarda do Psol de São Caetano conseguiu vencer as prévias para a escolha do candidato da legenda que disputará o Paço em outubro. Com apoio do ex-vereador Horácio Neto e do ex-prefeiturável Fernando Turco, o também ex-parlamentar do PT Devanir Morari, 62, levou a disputa interna, realizada ontem na Câmara.

O resultado, porém, rachou o partido. Por 44 votos a 16 (e uma abstenção), Devanir derrotou o professor universitário Pedro Teruji, 32. Então pré-candidato, o advogado Renan Celestino, 33, abriu mão da disputa antes da votação, em apoio ao nome de Pedro. A união das duas chapas, porém, não foi suficiente para superar a adesão dada ao ex-vereador, que contou com articulação pessoal de Horácio.

Ao fim da contagem de votos, o presidente do Psol na cidade, Thiago Cavallini, pediu afastamento do cargo alegando acreditar que a candidatura escolhida pela maioria dos filiados “não é o projeto que vai levar o partido ao crescimento”. “Essa prévia de hoje (ontem) mostrou que estamos em descompasso”, justificou.

Tanto Pedro quanto Renan defenderam a “renovação do Psol” e o fim da “velha política”. Os dois eram apoiados pelo setorial da juventude do partido e, até o início do ano, caminhavam para serem escolhidos como candidatos, com Pedro na cabeça da chapa e Renan de vice. Mas após o Carnaval, o nome de Devanir surgiu, pelas mãos de Horácio e de Turco. Alguns filiados se queixaram, nos bastidores, pelo fato de o ex-parlamentar estar fora da política há alguns anos – foi vereador entre 1983 e 1992 – e ausente nos debates internos da sigla.

Tanto Cavallini, quanto Renan e Pedro reconheceram que o resultado da disputa dividiu o partido, mas ressaltaram que vão contribuir para a vitória do ex-petista nas urnas. Rachado, o Psol terá de iniciar os debates para a escolha do candidato a vice. Os socialistas, porém, ainda precisam eleger o dirigente interino do diretório.

Devanir agradeceu o resultado da disputa interna e deixou o Legislativo acompanhado de Turco.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;