Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Por que os flocos de neve são diferentes uns dos outros?
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
28/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Arquivo pessoal


Os flocos de neve são formados por cristais de gelo muito pequenos que, quando observados ao microscópio, se apresentam sempre com formatos únicos. Este aspecto é semelhante às impressões digitais, onde são sempre diferentes de pessoa para pessoa. 

Os cristais de gelo nascem nas nuvens e, ao caírem, passam por umidades e temperaturas variadas, fazendo com que cada um não seja do mesmo tamanho e desenho do outro. As formas são infinitas, mas, geralmente, possuem seis ramos (dando origem a flocos com seis pontas distintas). Essas características refletem a estrutura atômica do gelo.

No centro de cada cristal há um núcleo que pode ser uma micropartícula sólida (mineral, sujeira, rocha, micrometeorito, etc) a partir do qual o cristal se forma e depois cresce.

CARACTERÍSTICAS - A neve conta com cristais de gelo de formato hexagonais (semelhante a estrelas de seis pontas) e, quando dois ou mais cristais se juntam, o ar fica aprisionado entre suas pontas. Por isso, um floco pode ser apertado com os dedos ou com a mão, fazendo com que o ar escape. Isto explica por que a neve recém-caída é extremamente fofa. 

Com coloração muito branca no seu nascimento, ela passa a ficar ligeiramente amarelada com o tempo. Esse elemento derrete, normalmente, a 0°C. Porém, no interior da Antártica (no Sul do planeta Terra), existe neve que esta a -60°C (60 graus negativos) e não derrete até chegar à costa e formar icebergs (grandes pedaços de gelo, que muitas vezes parecem rochas).

É comum encontrar esse fenômeno natural em regiões próximas dos polos Norte e Sul. Na Antártica, por exemplo, há neve que não derrete (e já virou gelo) há mais de 1 milhão de anos.

CURIOSIDADES: Em locais de montanhas mais altas, como na Cordilheira dos Andes e o Himalaia, há neve até no verão. Ou seja, mesmo com sol e dias mais quentes, os topos dos montes ficam cheios de cristais;

Filmagens feitas durante dias seguidos com a câmera na mesma posição revelaram que a neve está em constante movimento. Flocos incomuns ocorreram algumas vezes no formato de grandes panquecas.

Pergunta de Bruna Lopes de Brito Flávio, 11 anos, de São Bernardo, assistiu ao filme Frozen – Uma Aventura Congelante e imaginou o motivo de os flocos de neve nunca serem iguais. “Um dia quero viajar para algum país que neve para que eu possa olhar de perto.”

Consultoria de Jefferson Cardia Simões, professor do Centro Polar e Climático da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; e Mario Festa, professor do Museu de Meteorologia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;