Setecidades Titulo Mudança
Fim do horário de verão exige cuidados com a saúde

Problemas como insônia e cansaço podem ser causados pela alteração no relógio

Por Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
20/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC:


O horário de verão termina oficialmente à meia-noite hoje. Com isso, os relógios devem ser atrasados em uma hora e voltar às 23h. A mudança deve trazer também atenção à saúde.

Conforme a clínica geral do Hospital e Maternidade Brasil Ariadne Stacciarini, há tendência à insônia e o corpo pode ficar mais cansado durante o dia. “Com o relógio biológico, as nossas funções já estão acionadas. Além disso, liberamos o hormônio melatonina só quando escurece. Ele ajuda na regulação do sono e, com a mudança, é secretado mais tarde. Ou seja, a pessoa fica com falta de atenção, concentração e muito cansaço.”

Conforme a médica, o tempo médio para se readaptar é de 14 dias. Por isso, o ideal é que antes do fim do horário de verão a pessoa durma um pouco mais cedo. “O ideal é evitar o consumo de cafeína após as 18h e fazer atividades físicas mais cedo. A mudança costuma afetar mais as crianças e jovens adultos, porque é a faixa etária que necessita de mais horas de sono.”

Entre a população, há divisão entre quem gosta ou não da mudança. A depiladora de Santo André Cristina Aparecida dos Santos, 45 anos, comemora. “Nunca gostei do horário de verão. O dia parece que não acaba. Na minha opinião, não tem economia. Tomamos mais banho, acendemos a luz quando acordamos cedo, mais ou menos às 5h, e está tudo escuro.”

Já a assistente social Antônia Peralta, 53, discorda. “O dia rende mais, consigo fazer mais coisas. Gosto de sair à noite e ver que está claro ainda. Já economizei R$ 40 na luz.”

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;