Nacional Titulo
Relatório para cassaçao de Pitta será votado às 13h
Por Do Diário do Grande ABC
12/05/1999 | 11:09
Compartilhar notícia


A leitura do relatório da Comissao Especial de Impeachment da Câmara Municipal foi adiada para as 13h desta quarta-feira, quando será decidida a aprovaçao da continuidade do processo de impeachment do prefeito Celso Pitta.

O relatório tem de ser posto em votaçao no plenário e aprovado por pelo menos 33 votos para que a acusaçao seja aceita e depois a comissao processante, instalada. Mesmo que o relatório dessa comissao decida pela cassaçao, o relatório final terá de ser aprovado por maioria absoluta, 37 votos.

A comissao decidiu nesta terça-feira, por 7 votos a 0, transformar em acusaçao o pedido de impeachment apresentado pelo PT contra o prefeito Celso Pitta (sem partido).

A informaçao foi dada às 19h pelo presidente da comissao, vereador Celso Cardoso (PPB), após reuniao de cinco membros governistas - além de Cardoso, Toninho Paiva (PFL), José Amorim (PTB), Myryam Athiê (PPB) e Maria Helena (PL) - para discutir o relatório final da comissao.

"Discutimos depois do depoimento do senador Roberto Requiao e decidimos com os membros da comissao acatar a denúncia", disse Cardoso.

Embora Cardoso tenha dito que a decisao foi por 7 votos a 0, dois membros da comissao nao estavam na reuniao: Ana Maria Quadros (PSDB) e José Mentor (PT). Ana Maria disse que nao sabia da decisao. "Acho ótimo", afirmou. Ela já se havia manifestado a favor da denúncia. Mentor é considerado voto certo.

Toninho Paiva saiu da reuniao dos cinco governistas, no gabinete de Cardoso, dizendo que haviam decidido aceitar a denúncia "por unanimidade", mas Cardoso é quem daria detalhes. Em seguida, Cardoso fez o comunicado.

Pela manha, os governistas mantinham a posiçao contrária à abertura do processo de impeachment. A tarde, pelo menos dois começaram a dar sinais de mudança. Maria Helena chegou a dizer que estava em situaçao "delicada". Amorim, que vinha defendendo o governo, disse que nao tinha opiniao formada e iria discutir na reuniao marcada para o fim da tarde.

Explicaçao - Cerca de uma hora depois de ter revelado a decisao da comissao, Cardoso já nao foi tao enfático. "A decisao foi de aceitar a denúncia, mas vamos aguardar até esta quarta-feira a votaçao do relatório final." Vereadores que integram a comissao confirmaram que a decisao foi aceitar a denúncia.

"Numa escala de 0 a 100, podemos dizer que a acusaçao está 99% aprovada", disseram. "Nada impede, porém, que o Executivo tente reverter a posiçao nas próximas horas", afirmou um vereador de oposiçao.

A noite, Myryam preparava o relatório em seu gabinete, com Mentor e Ana Maria. Isso foi considerado mais um indício de que a comissao proporá a denúncia. "Nao há nada decidido e se o presidente da comissao disse isso, cometeu uma leviandade", ressalvou Myryam. O prefeito só deve falar esta quarta-feira sobre a decisao da comissao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;