Setecidades Titulo Carnaval 2012
Ocara Clube desfila a história do vinho

Com 56 anos de avenida, agremiação segue a velha receita: quanto mais velho, melhor

Por Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
24/01/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Quanto mais velho, melhor. A receita para um bom vinho pode também ser aplicada ao Grêmio Recreativo Esportivo Cultural e Escola de Samba Ocara Clube, que chega em 2012 com 56 anos de avenida e legado de ser a agremiação mais antiga de Santo André. O enredo deste ano é A Bebida dos Deuses que Faz Bem ao Coração. Tim-Tim, o Ocara Brinda com Emoção e vai falar do néctar vindo da uva, uma das bebidas mais antigas de todos os tempos.

"A ideia veio deste fato polêmico de falar que a bebida alcoólica faz mal. Isso é verdade, mas estou provando com a história do vinho que esta bebida também traz benefícios a saúde", afirmou Marília Santos, 49, carnavalesca da escola.

O assunto já vem sendo estudado há muito tempo. "Desde março estou pensando no tema. Fomos pesquisando, pedi ajuda para algumas pessoas e vi que o vinho faz bem quando tomado moderadamente", disse Marília.

A escola irá desfilar com 11 alas, 400 integrantes, três carros alegóricos, além de comissão de frente e velha guarda. As fantasias já estão prontas e os preparativos já passam pela fase final. "Agora só faltam algumas alegorias de carro, destaque e casal. O resto está bem adiantado", relatou a carnavalesca.

O presidente da escola, Sidnei Godóy, fala com orgulho do que foi feito até agora e alfineta os rivais. "Sempre fazemos um bom trabalho. Procuramos fazer nossas fantasias, enquanto outras escolas trazem prontas do desfile de São Paulo. O nosso trabalho é todo feito aqui. Praticamente de seis a sete meses confeccionando fantasias. Não temos nenhuma alegoria reciclada."

Porém, Godóy aponta as mesmas dificuldades das outras agremiações para desenvolver grande papel na avenida. "Trabalhamos com verba muito pequena e durante o ano temos de fazer promoções no clube para arrecadar dinheiro. O Carnaval é caro e esse é um dos nossos maiores problemas", reclama. Uma das atividades acontecerá na próxima sexta-feira, quando será realizada a escolha da rainha da bateria, às 21h.

A previsão é que este ano o gasto da escola seja de R$ 60 mil, o dobro do que é repassado pela Prefeitura. "Acho que com isso é possível fazer um bom Carnaval", finaliza o presidente.

Carnavalesca dedica 25 anos à escola

Na função de carnavalesca do Ocara Clube pelo segundo ano consecutivo, Marília Santos completa 25 anos de agremiação em 2012. "Comecei como passista, fui para a bateria, depois harmonia de casal, aderecista e agora estou como carnavalesca. É metade da minha vida dedicada à escola", disse a dona de casa de 49 anos.

Marília fala com orgulho do amor que sente pela escola de samba. "É minha outra cara metade. O Ocara me completa. Já desfilei em outras escolas da Capital, mas para trabalhar é só aqui."

Por acaso, a carnavalesca conheceu a escola. Foi paixão à primeira vista. "Meu filho era pequeno e queria sair na bateria. Então, trouxe ele aqui, comecei a gostar e estou até hoje. Minha filha já saiu na escola e, hoje, até meu neto freqüenta. A família toda participa", relatou.

Responsável por toda criação do enredo, Marília afirma que vêm trabalhando cerca de dez horas por dia na confecção das fantasias e mesmo assim não se abate pelo cansaço. "Quando se faz com carinho, não é difícil. É trabalhoso, mas tudo tem ajuste e com o tempo tudo sai direitinho",comenta.

A esperança pelo título compensa todo esforço. "Ano passado não deu, mas agora vamos chegar forte para ganhar", finaliza.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;