Política Titulo
Trânsito volta para a Prefeitura
Por Ana Luisa Trigo
Da Redaçao
05/01/1999 | 00:09
Compartilhar notícia


  A Câmara de Diadema aprovou nesta quinta projeto que devolve à Prefeitura a responsabilidade pela maioria dos serviços de trânsito na cidade. A nova lei substitui outra, de dezembro de 1997, que passava as açoes da área para a iniciativa privada. Agora, apenas alguns serviços serao terceirizados, como manutençao de semáforos, guincho e guarda de veículos infratores em local próprio. A empresa que vencer a licitaçao terá prazo de até quatro anos para explorar a concessao. Já a fiscalizaçao e o gerenciamento do trânsito continuarao a cargo da Secretaria de Serviços Urbanos.

Ao enviar o novo projeto para a Câmara, a administraçao Gilson Menezes admitiu que havia cometido um erro. Pelo projeto inicial, a empresa que vencesse a licitaçao teria plenos poderes no trânsito, inclusive sobre a arrecadaçao com multas. Na ocasiao, os petistas Antônio Rodrigues e Manoel Marinho, o Maninho, foram os únicos que votaram contra ao projeto.

Em dezembro do ano passado, o diretor de Serviços Urbanos da Prefeitura, Gustavo Ferreira Gomes, afirmou que o projeto antigo havia sido apresentado sem que o Departamento Municipal de Trânsito soubesse. "Nós nao fomos consultados. Uma terceirizaçao total do trânsito nao nos interessa."

Depois de perceber o erro, a administraçao decidiu discutir o projeto com os vereadores, que aprovaram a segunda proposta sem maiores contestaçoes.

Mesmo votando a favor, o vereador Antônio Rodrigues (PSDB) disse que nao concorda com nenhum dos dois projetos. "Para mim, o trânsito deve ser totalmente gerenciado pela Prefeitura. Terceirizar significa tirar os recursos do município e jogar na mao das empresas."

Segundo o vereador, em Sao Paulo a empresa responsável pela terceirizaçao dos radares contribuiu para o rombo na Prefeitura. "Em dois dias e meio, a empresa conseguiu reaver o custo de implantaçao do sistema de radar. Em um ano, teve um lucro de R$ 9 milhoes, enquanto Celso Pitta nao tinha nem dinheiro para combater os mosquitos na cidade."

A Câmara também aprovou nesta quinta a unificaçao da Secretarias de Obras e Secretaria de Habitaçao e Desenvolvimento Urbano. A pasta da Habitaçao estava vaga desde a saída do secretário Arthur dos Reis, em agosto do ano passado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;