Cultura & Lazer Titulo Diversidade
Primavera dos Museus contará em sua 9ª edição com atrações na região

Santo André e São Caetano terão exposições e palestras sobre diversidade

Por Oscar Brandtneris
21/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 A Primavera de Museus está em sua nona edição e retorna hoje celebrando a nova estação do ano. A iniciativa foi criada em 2007 pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) junto ao Ministério da Cultura com a missão de envolver assuntos específicos para disseminar diversidades culturais de todo país. Entre 809 instituições, o Museu Dr. Octaviano Armando Gaiarsa, de Santo André, e o Museu Histórico Municipal, de São Caetano, estão na lista com atrações especiais sobre o Museus e Memórias Indígenas.

E para começar, os andreenses poderão acompanhar amanhã, a partir das 14h30, uma palestra com o antropólogo Luis Roberto de Paula sobre o direito à memória indígena. Durante a apresentação, acontecerá uma exposição e a ideia é relatar casos de violência sofridos por índios entre 1946 e 1988. No dia seguinte, 23, no mesmo horário, foi preparada oficina com conversas, histórias e degustação de itens típicos da culinária indígena. Mais tarde, às 19h30, será exibido um documentário com um bate-papo.

Já em São Caetano, entre hoje e sábado, estará exposta a mostra Artefatos Indígenas, com cocares, potes e vasos artesanais produzidos por grupos indígenas. Segundo o Ibram, o tema escolhido “instiga a uma reflexão sobre a diversidade sociocultural dos mais de 200 povos indígenas que vivem em nosso País, constituindo-se como um dos maiores patrimônios existentes no território nacional”.

NA CAPITAL
A Caixa Cultural São Paulo também programou diversas atrações relacionadas ao tema. Visitas teatralizadas ao museu e workshops, índios e sua cultura enraizada no Brasil estarão na pauta. Para mais informações e inscrições para as atividades (que são limitadas), acesse www.caixacultural.com.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;