Política Titulo Mauá
Betão se coloca na lista de possíveis vice de Donisete

Vereador argumenta que votação a deputado em 2014 o deixa com chances de dividir chapa governista em 2016

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
15/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O vereador Alberto Betão Pereira Justino (PTdoB) se colocou ontem como nome na lista de pretendentes à vice do prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), para a eleição do ano que vem. A declaração do trabalhista surge depois que o secretário de Planejamento Urbano, Chiquinho do Zaíra (PTdoB), minimizou vontade de ocupar a vaga de número dois da chapa governista.

“Se o Chiquinho não quer (ser vice), eu quero. Tenho potencial, sou vereador há cinco mandatos, comandei a Câmara e tive boa votação na eleição do ano passado. Acredito ter credenciais para apresentar ao prefeito”, alegou Betão.

Em 2014, o vereador se candidatou a deputado federal pelo PTdoB. Recebeu 15.190 votos, desempenho considerado por ele como “muito bom”. “Quase não tive recursos e consegui conquistar mais votos que muitos políticos de peso”, argumentou ele.

Donisete ainda não se posicionou a respeito da vice porque o PT, internamente, não fechou a questão sobre se abrirá a chapa para partidos aliados. O diretório de Mauá é o único no Grande ABC a sempre lançar chapa pura na eleição majoritária, tática que rendeu quatro vitórias – três de Oswaldo Dias (1996, 2000 e 2008) e uma de Donisete (2012).

“Se o PT vier com coligação fechada, vai dar um tiro no pé. Acredito que isso é um erro. Afinal, a conjuntura atual mostra ser necessária a composição com os aliados. O PTdoB é um aliado do prefeito Donisete”, ponderou Betão, que diz que informou Chiquinho de sua decisão e que vai aguardar posicionamento de Donisete a respeito da chapa em 2016.

Ao anunciar entrar na briga pelo posto de número dois da legenda governista, Betão ingressa em batalha com o PSB e PTB, que já relataram desejo da parceria. Há também articulações feitas pelos petistas Helcio Silva (ex-deputado federal), Paulo Suares (vereador) e Rogério Santana (secretário de Serviços Urbanos).


SONDADO
A equipe do Diário apurou que Betão já foi sondado por políticos da oposição para composição, embora o PTdoB queira mesmo continuar no arco de alianças de Donisete. Um dos políticos a procurar o vereador foi o deputado estadual Atila Jacomussi, que diz ser candidato a prefeito pelo PCdoB. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;