Cultura & Lazer Titulo
Paraty está pronta para a Flip
Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
24/05/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Entre os dias 6 e 10, Paraty (RJ) centralizará o maior evento da literatura brasileira, a 9ª edição da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty). Entre os nomes já confirmados para participar das mesas do evento estão Claude Lanzmann, David Byrne, Edney Silvestre, Emmanuel Carrère, João Ubaldo Ribeiro e Luiz Felipe Pondé.

Na agenda internacional, a Flip reserva também espaço para o romancista Caryl Phillips, que já produziu também textos para televisão, rádio e teatro. Entre suas obras literárias está "Dançando no Escuro" e "Uma Margem Distante", já publicados no Brasil.

O norte-americano Michael Sledge lançará durante a Flip romance sobre o imaginário da vida amorosa de Elizabeth Bishop. Seu livro, ainda sem tradução para o português, foi inspirado no soneto de Luís de Camões "Quanto Mais Vos Pago, mais Vos Devo".

Neste ano, a Flip homenageará e referenciará as obras de Oswald de Andrade.

Serão 29 autores de 13 países que discutirão em 18 mesas, ciência, filosofia, tecnologia, linguagem e literatura.

Antonio Candido e José Miguel Wisnik abrirão o evento com a Conferência Oswald de Andrade, fazendo uma análise sobre a obra e a personalidade intelectual e artística do escritor.

Na quinta-feira (7) escritores mesclarão assuntos como a lírica crítica e o modernismo na literatura e ficção. Além de histórias em quadrinho, literatura indígena e mostra de curtas-metragens realizados por jovens de Paraty.

No dia 8, Bia Hetzwel mediará conversa em que os autores mesclarão moda, blogs e afins. Já o renomado jornalista Edney Silvestre falará da relação entre o jornalistamo e a literatura.

A atriz Leandra Leal é uma das que participarão do Cinezona, que debaterá literatura no cinema, junto com Carolina Benjamin e Rita Toledo. O dia encerrará com show do cantor Jairzinho.

Nos dias 9 e 10, haverá diversas programações de exibição de curtas-metragens produzidos por jovens talentos




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;