Setecidades Titulo
Carnaval de Sto.André lota Espaço Pirelli com 8 mil
Por Marco Borba e Wagner Oliveira
16/02/2010 | 07:05
Compartilhar notícia


O Espaço Pirelli ficou pequeno para o público que compareceu ao desfile das seis escolas de samba do Grupo A entre a noite de domingo e madrugada de ontem em Santo André. Projetadas para 8.000 pessoas, as arquibancadas ficaram cheias logo após a abertura das apresentações, com a Acadêmicos do Centreville.

Por falta de espaço, grande público - estimado em cerca de 20 mil pessoas pela Polícia Militar - ficou do lado de fora, acompanhando a festa por meio de telões instalados numa área ao lado da passarela do samba.

Em geral, os dirigentes das escolas também elogiaram as acomodações, mas pediram mudanças. O presidente da Lírios de Ouro, Emerson Aparecido Cecatto, disse que o espaço da concentração ficou pequeno. Os componentes tinham de ficar agrupados antes de entrar na avenida, segundo Cecatto.

A pista de cerca de 300 metros também se mostrou em boa dimensão para a realidade das agremiações de Santo André. A maioria delas com cerca de 300 integrantes não conseguiu preencher toda a extensão da passarela de uma só vez - quando a comissão de frente finalizava o desfile, a última ala já estava na metade de passarela . A única agremiação que ocupou a passarela de ponta a ponta foi Lírios de Ouro, que levou à avenida 530 componentes.

O ex-jogador do Corinthians Basílio e a ex-presidente do clube Marlene Matheus foram convidados de honra da São Jorge, que cantou os 100 anos de história do clube paulistano. "Este é o Carnaval autêntico, do povo animado. Metade de Santo André é corintiana", disse Marlene, mulher do folclórico dirigente do clube Vicente Matheus.

Violino sambista - Um violino se fez ouvir e tatuou sua vibração em meio ao ritmo forte da bateria da escola de samba Seci, quinta a desfilar anteontem no Grupo A. O som emanava do músico André Silvestre, que há oito anos toca na Camerata São Paulo Jovem e no Alegro Coral e Orquestra, na Capital.

Para Silvestre, o casamento entre os instrumentos deu certo na avenida porque o mestre de bateria, Ricardo Bastos Pereira, fez a melodia do samba-enredo pensando no violino.

"Ensaiamos um mês, e a combinação ficou muito boa. Não foi difícil, porque, quando os instrumentos se juntam, falam a mesma língua", avaliou o músico, que pela primeira vez participou de um desfile.

Folia de 2011 ainda acontece em arquibancadas provisórias
Animado com o comparecimento em massa, o prefeito de Santo André, Aidan Ravin, disse que o espaço vai ser ampliado para o Carnaval de 2011. A ideia é colocar arquibancadas dos dois lados da avenida para abrigar um maior número de pessoas.

Foi a primeira vez que a Prefeitura de Santo André utilizou o Espaço Pirelli para a festa.

Neste ano, as estruturas metálicas para receber o público foram montadas de um só lado - na outra extremidade da avenida ficaram camarotes para convidados e autoridades.

Como o local ‘passou no teste', a intenção agora é torná-lo melhor e, como pretende o prefeito, definitivo. Ravin declarou que quer construir estrutura fixa no local, a exemplo dos sambódromos de Rio de Janeiro e São Paulo.

Durante o ano, o espaço seria utilizado como centro cultural e também dedicado ao ensino de artes a crianças carentes.

O prefeito disse que vai negociar o terreno com a Pirelli, que poderia ceder a área em troca de uma outra que pertença à Prefeitura. Questionado se teria verba para construir o sambódromo, o chefe do Executivo municipal disse que estuda a possibilidade de fazer uma PPP (Parceria Público-Privada). "Primeiro, vamos sentar com a Pirelli e tentar negociar o terreno. Depois, partimos para o projeto", disse.

Instalações para 2011 - Mas para o Carnaval de 2011, provavelmente, arquibancadas provisórias ainda serão utilizadas. "O espaço é muito bom", elogoiu o prefeito. "Com certeza vamos ter que ampliar para o ano que vem, porque os que vieram hoje vão comentar com mais pessoas, que vão querer vir no Carnaval de 2011. Dá para fazer melhor."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;